sexta-feira, 3 maio 2024

Dr. Daniel questiona ações de combate à proliferação do mosquito transmissor da dengue

 O parlamentar destaca que a temporada de chuvas facilita a proliferação do mosquito

 O vereador Dr. Daniel (PDT) protocolou um requerimento na secretaria da Câmara Municipal de Americana questionando a prefeitura sobre ações desenvolvidas para conter ou diminuir a reprodução do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, Zika vírus, chikugunya e febre amarela urbana.

No documento, o parlamentar destaca que a temporada de chuvas facilita a proliferação do mosquito, sendo necessárias ações efetivas para combater o problema. “Normalmente, o mosquito da dengue coloca os seus ovos em locais onde há o acúmulo de água limpa, por isso o fato de a doença ser tão frequente no período chuvoso”, comenta.

Dr. Daniel reforça, ainda, a necessidade de combate ao inseto e de preparação da rede pública de saúde para atender uma possível epidemia de dengue, conforme preveem as Diretrizes Nacionais para a Prevenção e Controle de Epidemias de Dengue.

“A porta de entrada preferencial para atendimento da pessoa com suspeita de dengue é a Atenção Primária; porém, todos os serviços de saúde devem acolher os casos, classificar o risco, atender, e, se necessário, encaminhar para o serviço compatível com a complexidade e ou necessidade do paciente, responsabilizando-se por sua transferência.

No requerimento, o vereador pergunta quais ações estão sendo desenvolvidas pela prefeitura, secretaria municipal de Saúde e Centro de Controle de Zoonoses para conter a proliferação do mosquito Aedes aegypti e se estão sendo realizadas campanhas de conscientização da população, roçada de mato alto e recolhimento de entulhos e inservíveis com este objetivo.

Dr. Daniel questiona ainda se a rede pública municipal de saúde está preparada e equipada para conter eventuais surtos e aumento das doenças causadas pelo mosquito e quais os investimentos previstos pela prefeitura para combater o problema. Por fim, pede cópia do último boletim epidemiológico relacionado aos registros de casos de dengue, febre amarela, chikungunya e Zika vírus.

O requerimento será discutido e votado pelos vereadores em Plenário, durante sessão ordinária. Se aprovado, será encaminhado à prefeitura para resposta.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também