quarta-feira, 1 maio 2024

Motoboys fazem paralisação e iFood fala em construção de diálogo

Os entregadores de aplicativo se reuniram durante a manhã e tarde desta quarta-feira (25) em frente ao Shopping Tivoli, em Santa Bárbara d’Oeste 

 Os entregadores de moto por aplicativos desligaram os aparelhos e se concentraram em frente ao Shopping Tivoli, em Santa Bárbara d’Oeste, durante a manhã e tarde desta quarta-feira (25).

A classe reivindica melhorias nas condições de trabalho, como criação de pontos de apoio por parte da empresa iFood nas cidades de Americana, Santa Bárbara d’Oeste e Nova Odessa, como existe em Campinas, cidade vizinha, e outros municípios do Brasil.

Esses pontos de apoio disponibilizam água aos trabalhadores, além de instalações sanitárias e tomadas para carregar os aparelhos celulares. “Hoje está sendo um aviso. Se não ajudarem a gente, vamos estender para sexta, sábado e domingo. Queremos uma melhoria e uma resposta do iFood. Estamos cansados de pegar duas entregas e o iFood pagar somente uma. Duas entregas que era para ser R$ 12, o iFood paga R$ 6 para a gente. Fazem mais de três anos, que eles não fazem uma promoção”, reclama o entregador Rodrigo Cucatti, de 38 anos.
Alan Cesar Duraes, de 32 anos, também comentou sobre a falta de apoio. “A gente não tem o apoio que outras cidades têm, como Campinas. Não tem um lugar de apoio para poder usar o banheiro, tomar uma água. Então, nas cidades vizinhas tem isso aí, São Paulo, a gente gostaria de ser lembrado igual às outras cidades porque trabalhamos do mesmo jeito”, disse.
Os entregadores ainda pedem o fim das entregas múltiplas com único valor, volta do plano “bike” pelo valor de R$ 9,90 e apólice de seguros.

Outro lado

A empresa brasileira iFood foi procurada pelo TODODIA para comentar a greve e informou que o “o diálogo é o fator mais importante para construir soluções ganha-ganha”. O iFood respondeu também que respeita o direito à manifestação e à livre expressão dos entregadores e entregadoras.
“Desde 2020 trabalhamos na construção de espaços recorrentes e permanentes de escuta e melhoria constante. Como parte deste trabalho, adequamos práticas, revisitamos os ganhos em três oportunidades, aumentamos a eficiência da plataforma e processos da empresa, mantendo sempre o foco no entregador”, disse o iFood através da assessoria de imprensa.
O Ifood foi questionado sobre uma estimativa do prejuízo ocasionado pela paralisação, mas não disponibilizou os dados até o fechamento desta matéria.
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