Por iniciativa da Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos, um encontro virtual reunirá mães de pessoas com deficiência e uma especialista sobre comportamento do autista dentro da programação da campanha “Abril Azul de Conscientização sobre o Autismo”. A live, que terá tradução em Libras, será transmitida no próximo dia 23 de abril, às 19h, pela plataforma StreamYard https://www.facebook.com/smasdh.campinas
O autismo é um distúrbio que afeta o sistema nervoso e prejudica a capacidade de comunicação e interação social pela presença de padrões restritos de comportamento. Embora alguns autistas possam viver de forma independente, outras pessoas que apresentam o Transtorno do Espectro Autista (TEA) têm graves incapacidades e necessitam de cuidados e apoio ao longo da vida.
Com o tema “Transtorno do Espectro Autista na Pandemia da Covid-19”, a proposta da live é falar sobre os desafios que o isolamento social, necessário para conter a disseminação do coronavírus, tem trazido para que tem autistas no seu grupo familiar.
“Assim, convidamos a psicóloga Vivian Braga Nascimento para uma conversa informal com as mães. Ela é especialista em análise do comportamento voltado ao público com autismo. Também vamos apresentar os serviços ofertados pelo município para atender as pessoas com deficiência”, explicou a secretária de Assistência, Vandecleya Moro.
Abril Azul
A campanha “Abril Azul: – Preconceito + Informação”, foi lançada no último dia 1º. Devido às medidas restritivas adotadas pelo município para conter a disseminação do coronavírus, a mobilização é virtual. Foram preparados materiais visuais para serem usados nas mídias sociais.
O objetivo é mobilizar a sociedade, sensibilizar e conscientizar sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA).