terça-feira, 21 maio 2024
CONTAMINAÇÃO

Campinas confirma 6ª morte por febre maculosa

Vítima da doença é um homem de 52 anos, falecido no último dia 21 de julho
Por
Isabela Braz
Foto: ViniSouza/Adobe Stock

A Secretaria de Saúde de Campinas confirmou nessa quarta-feira (23) mais uma morte confirmada em decorrência da febre maculosa. Com mais esse caso, a cidade confirma a sexta morte pela doença desde o início do ano.

A vítima é um homem de 52 anos, que se infectou em Campinas. O local provável de infecção é o Parque Linear Ribeirão das Pedras, na região da Vila Costa e Silva, perto do Parque Dom Pedro Shopping.

Os primeiros sintomas foram registrados em 17 de julho e a morte aconteceu no dia 21 do mesmo mês.
Nesse ano, oito casos já foram registrados no município. Em 2022, a cidade confirmou 11 casos e sete óbitos.
As últimas mortes confirmadas pelo vírus transmitido pelo carrapato-estrela, a quinta morte por febre maculosa havia sido de um soldado do Exército de 18 anos, morto em 28 de julho e um homem de 46 anos, morto em 9 de julho. As informações foram divulgadas no início do mês de agosto.

De acordo com o Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa), o parque está devidamente sinalizado e é importante que a população respeite os avisos e não tenha contato com a vegetação.

Os frequentadores devem estar atentos às medidas recomendadas, como a inspeção corporal e a observação de sintomas no período indicado.

A Secretaria de Serviços Públicos ressalta que todos os espaços acessados pela população recebem regularmente manutenção e roçagem.

Ações
Para conter os casos de contaminação e morte pela doença, a prefeitura de Campinas adotou algumas medidas para o combate à doença.

Apenas neste ano foram cerca de 100 atividades do gênero, sendo que oito delas foram voltadas ao Exército. Em 2022 foram mais de 150 ações preventivas.

Uma delas foi a mudança do nome do Comitê de Enfrentamento das Arboviroses para Comitê de Prevenção e Controle das Arboviroses e Zoonoses.

A medida é traz a febre maculosa como discussão para dentro do comitê intersetorial que reúne secretarias municipais e autarquias que tomam decisões oportunamente.

Outra providência foi a sanção da lei 16.418, que obriga os estabelecimentos, produtores, promotores e organizadores de eventos realizados em locais sujeitos à presença do carrapato-estrela a informar sobre o risco de febre maculosa.

Para atender à lei, foi realizada uma capacitação para orientar e esclarecer dúvidas destes profissionais a Secretaria de Saúde também realiza constantes atividades de prevenção, como palestras, ações casa a casa, pesquisas acarológicas, visitas domiciliares a casos suspeitos, vistorias em locais prováveis de infecção, capacitações a profissionais de saúde, intensificação da comunicação de risco, medidas de educação em saúde à comunidade e produção de vídeos educativos para as redes sociais.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também