O ComSaúde (Conselho Municipal de Saúde de Americana) apresentou uma lista de demandas para a área às nove candidaturas majoritárias, destacando principalmente urgência em contratar médicos especialistas para diminuir a fila por consultas. Outra prioridade é a descentralização do atendimento de urgência e emergência, por meio da instalação de unidades na região da Mathiensen e Parque Gramado. Todos os concorrentes firmaram o compromisso de priorizar as demandas.
De acordo com a presidente do ComSaúde, Conceição Fagionato, as demandas apresentadas são um resumo das prioridades identificadas pelo conselho na rede municipal.
“Focamos nos problemas que nós vivenciamos no nosso dia a dia enquanto conselho fiscalizador, baseados nas demandas das instalações. São propostas baseadas no nosso olhar, o que seria bom para Americana. É uma visão do que realmente precisa ser feito para melhorar a saúde”, afirmou.
As propostas das nove candidaturas têm pautado o debate desde o início da campanha. Há quem defenda a compra de consultas na rede particular, que fale em contratar médicos em tempo recorde por meio de consórcio, quem defenda reabertura do Hospital Infantil André Luiz, entre outras propostas. Agora, com o termo de compromisso assinado com o ComSaúde, a pessoa eleita terá um norte a seguir, e a certeza de fiscais cobrando.
“Nós vamos cobrar, ficar em cima da nova gestão, para que assumam o que assinaram com a gente. Todos se prontificaram a cumprir integralmente nossas demandas, eles acharam viável, mandamos com antecedência para eles estudarem e entenderam que era possível”, afirmou a presidente.
PRIORIDADES
Entre as principais demandas que devem, agora, ser prioridades de quem vencer a eleição domingo figuram o fortalecimento da ESF (Estratégia da Saúde da Família), ampliação da oferta de atenção médica especializada, com contratação de médicos especialistas, com o compromisso de elaboração de concurso público assim que for permitido.
“Temos que contratar especialistas para zerar a demanda reprimida. Uma das nossas solicitações é que tenham olhar para ter concurso púbico para médicos e agentes comunitários de saúde. Mas também pode ser contratação, terceirizados. Mas de fato isso é o mais urgente. Colocamos também a criação de pontos de pronto-atendimento nesses dois bairros, Mathiensen e Parque Gramado, porque entendemos que existe uma alta demanda”, afirmou Conceição.