A Prefeitura de Americana vai suspender as aulas nas escolas municipais gradativamente a partir desta segunda-feira (16), para conter a contaminação pelo Coronavírus (Covid-19). As faltas serão abonadas. A partir da próxima segunda-feira (23), as aulas serão suspensas totalmente.
As medidas de prevenção foram definidas neste domingo (15) pelo prefeito Omar Najar (MDB) e sua equipe, em virtude da pandemia mundial. Americana segue o mesmo caminho traçado pelo governo do Estado e pela Prefeitura de São Paulo, que determinaram a suspensão gradativa das aulas.
O mesmo decreto baixado pelo prefeito determina suspensão de eventos em locais públicos que envolvam mais de 100 pessoas, como festas, missas em igrejas, entre outros.
Além disso, as visitas a hospitais e clínicas de idosos foram restritas, para reduzir a circulação de pessoas. Os idosos fazem parte do grupo de risco e são as maiores vítimas da doença.
Todas as férias dos servidores municipais da área de saúde foram suspensas, para ajudar no atendimento dos possíveis doentes.
Além disso, a prefeitura anunciou a criação de um comitê de crise, entre servidores, para divulgação das ações e informações à população. O decreto com as medidas será publicado nesta segunda-feira (16).
Anúncio divulgado pelo prefeito
A Vigilância Epidemiológica havia notificado mais dois casos suspeitos de coronavírus na sexta-feira (13). São duas mulheres, com 34 e 42 anos. Elas viajaram aos Estados Unidos entre 5 de fevereiro e 10 de março e voltaram no último dia 11 e apresentaram sintomas como febre, tosse e coriza.
Até agora, Americana registrou seis casos suspeitos, quatro deles já descartados. Outros dois continuam sendo investigados – um, homem de 26 anos e uma mulher de 28, que estiveram na Itália.