domingo, 5 maio 2024

‘Dia D’ contra sarampo mobiliza área de Saúde

Pelo menos 62 postos de vacinação estarão abertos em toda região durante a maior parte do dia hoje, “Dia D” da campanha de imunização contra o sarampo na rede pública de Saúde para crianças de seis meses a cinco anos de idade. O objetivo da mobilização é aumentar a adesão à vacinação, que vai até o dia 25 de outubro.

A cidade com maior número de unidades de atendimento neste sábado será Sumaré, que abrirá 23 postos de saúde. Serão 13 em Paulínia (10 Unidades Básicas de Saúde e três postos “volantes”), outros 11 locais em Hortolândia, sete em Santa Bárbara d’Oeste, cinco em Americana e três em Nova Odessa. Na maior parte deles, a vacina tríplice viral – que protege contra o sarampo, caxumba e rubéola – será aplicada das 8h às 17h.

Desde o início da campanha até o dia 16 de outubro, a rede municipal de saúde de Americana vacinou 317 crianças. Já a cobertura vacinal, considerando todas as faixas etárias, está em 84,2%. A cidade tem quatro casos registrados da doença até o momento. Na região, além dos quatro casos em Americana, há cinco confirmações em Santa Bárbara d’Oeste, oito em Sumaré e outras oito em Hortolândia. Paulínia tem 12 casos. Na região, o quadro mais complicado é em Campinas, com 73 confirmações até ontem, segundo números da Secretaria de Estado da Saúde.

CRIANÇAS

A imunização hoje é destinada a crianças a partir de 6 meses e com menos de 5 anos, consideradas mais vulneráveis a apresentar complicações pela doença. Os responsáveis devem levar a carteirinha de vacinação, para que um profissional verifique a necessidade de aplicação da dose. Em todo o Estado, serão mobilizados 28,4 mil profissionais, além de 3,6 mil postos fixos, com suporte de cerca de 1,4 mil veículos, entre carros, ônibus e barcos e mais de 600 postos volantes.

O calendário nacional de vacinação prevê a aplicação da tríplice aos 12 meses e também aos 15 meses para reforço da imunização com a tetraviral, que protege também contra varicela. Neste ano, os bebês com menos de 12 meses também devem receber a chamada “dose zero”, que não é contabilizada no calendário.

A campanha também terá uma segunda fase, neste ano. Será focada em jovens de 20 a 29 anos e acontecerá entre os dias 18 e 30 de novembro, quando acontecerá outro “Dia D”. Esse grupo poderá receber a dose da tríplice ou da dupla viral (sarampo e rubéola), conforme a indicação do profissional de saúde.

SITUAÇÃO

Segundo a Secretaria de Saúde de São Paulo, mais de 8 mil casos de sarampo já foram registrados este ano no Brasil. A situação é mais complicada no Estado de São Paulo, que concentra cerca de 96% dos registros. Doze pessoas já morrem em decorrência da doença contagiosa, que tinha sido considerada “erradicada” no país em 2016, mas reapareceu.

WALTER DUARTE

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também