sábado, 18 maio 2024

Em Sumaré, 400 deixam de tomar a segunda dose da vacina

Cerca de 400 pessoas que tomaram a primeira dose da vacina contra a Covid-19 em Sumaré não retornaram ao posto de vacinação para receber a dose de reforço, necessária para completar a imunização contra a doença e, assim garantir a eficácia do imunizante.

Conforme boletim da prefeitura, mais de 26 mil pessoas receberam a primeira dose da vacina, sendo a grande maioria a Coronavac, fabricada pelo Instituto Butantan, que reforça que a segunda dose precisa ser aplicada entre 21 e 28 dias da primeira.

De acordo com levantamento solicitado pelo TODODIA, entre as pessoas que já poderiam ter recebido a segunda dose por conta do prazo, 400 não compareceram e podem não apresentar a defesa efetiva contra a doença, caso deixem de receber a segunda aplicação.

Diante do cenário de “faltosos”, a prefeitura informou nesta sexta-feira que está realizando a “busca ativa” dessas pessoas, a fim de que tomem a segunda dose. “Mesmo quem está com a 2ª dose da vacina atrasada, Coronavac ou Astrazeneca, deve comparecer o quanto antes a um dos postos de vacinação para completar o esquema vacinal”, afirmou o secretário de saúde de Sumaré, Rafael Virginelli.

Em nota, a prefeitura reforçou a importância de a população ficar atenta à data de aplicação da 2ª dose, que está anotada na carteirinha entregue a cada pessoa que recebe a primeira dose.

“As equipes municipais têm realizado busca ativa, por telefone, com os ‘faltosos’ a fim de reduzir esse número e alertar sobre a importância da vacinação. A secretaria disponibilizou o número (19) 98443-0412 para a população tirar dúvidas e para mais informações”, trouxe a nota.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também