O faturamento das empresas-filhas da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), que foram criadas por ex-alunos da universidade, ultrapassou R$ 4,8 bilhões. O balanço foi divulgado na última quarta-feira no Encontro Unicamp Ventures, realizado durante o InovaCampinas 2018.
Os dados fazem parte do mapeamento realizado pela Agência de Inovação Inova Unicamp e mostram um aumento de 60% em relação ao valor de 2017, quando o montante foi de R$ 3 bilhões. O número de empresas-filhas também cresceu, indo de 600 para 701 companhias, sendo que 604 delas estão ativas no mercado.
Do total de empresas-filhas ativas, 33,4% (202) tem foco em tecnologia da informação, 25% (149) é da área de consultoria e 18,4% (111) de engenharia. O restante está espalhado entre os mercados de educação, alimentos e bebidas, saúde e bem-estar, energia, marketing, tecnologias verdes, telecomunicações, biotecnologia, química, agricultura e saúde animal, entre outros.
Somente no estado de São Paulo estão presentes 89% de todas as empresas, sendo que a maioria tem sede em Campinas (47%) e 6% nas outras 19 cidades da RMC (Região Metropolitana de Campinas). Enquanto isso, 11% estão em São Paulo e 24% espalhadas nas demais cidades paulistas.
De acordo com o diretor-executivo da Agência de Inovação Inova Unicamp, Newton Frateschi, o número de empregos gerados passou de 28,8 mil para 30 mil. “O aumento de vagas é bastante significativo diante de uma economia com previsão de crescimento inferior a 1% neste ano. Isso mostra a importância de empresas baseadas na inovação, como as empresas-filhas da Unicamp, e revela a relevância da Universidade na formação de um ecossistema empreendedor”, afirmou.
De todas as empresas-filhas, 30% tem atuação internacional, em sua maior parte com exportações (71,8%) ou com escritório ativo no exterior (11,48%). Elas estão localizadas majoritariamente na região sudeste (95%), seguida pelo sul (2,1%), centro-oeste (1,5%), nordeste (1%) e norte (0,3).
A FEEC (Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação) da Unicamp é a unidade de origem dos fundadores da maior parte das empresas-filhas (20,46%,) seguida pelo IC (Instituto de Computação) com 17,79% do total.
Em relação ao aumento do faturamento das empresas, Frastechi disse que é resultado de um esforço contínuo da Inova Unicamp para ampliar a capacidade de identificar essas empresas criadas por ex-alunos. “Além disso, os dados apontam o potencial dessas empresas, cujo faturamento representa 2,5 vezes o orçamento da Unicamp, e revela o retorno para a sociedade do investimento aplicado na Universidade Estadual de Campinas”, explicou.
SAIBA MAIS
85 % das empresas-filhas da Unicamp são empresas que foram criadas por alunos ou ex-alunos da Universidade. Mas a Inova também considera como empresa-filha aquelas criadas por pessoas com vínculo empregatício com a universidade como docentes e funcionários, além de empresas incubadas ou graduadas pela Incamp (Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp) ou ainda empresas que tenham como atividade principal uma tecnologia licenciada da Unicamp.