domingo, 16 junho 2024
MUDANÇA CLIMÁTICA

Estiagem em Santa Bárbara: com quase 40 dias sem chuvas, nível de ribeirão diminui

Com a diminuição do nível do Ribeirão dos Toledos, peixes mortos apareceram na superfície
Por
Felipe Gomes e Renato Pereira
Foto: Claudio Mariano/ Santa Bárbara em Foco

Depois de praticamente 40 dias sem chuva, Santa Bárbara marcou na tarde desta sexta-feira uma leve precipitação, mas isso não fez com que o nível do Ribeirão dos Toledos aumentasse. O Ribeirão vem apresentando um nível significativamente baixo para esta época do ano. Em consequência disso, peixes mortos apareceram na superfície do ribeirão, causada pela redução do oxigênio da água.

A equipe da TV TODODIA esteve presente na região e conversou com um pescador que não quis se identificar. Em entrevista, ele enfatizou o mau cheiro que está no local e a preocupação acerca do baixo nível d’água do ribeirão e, comentou ainda, que não é normal o nível estar tão baixo para esta época do ano. O morador da região afirmou que, em períodos que o ribeirão passa por longos tempos de estiagem, geralmente são acompanhados por inundações com a chegada da chuva.

Ao visitar o local, foi possível presenciar um vazamento de esgoto.

Em resposta aos questionamentos levantados pela nossa equipe, a prefeitura de Santa Bárbara afirmou que o Departamento de Água e Esgoto (DAE), já tem ciência do vazamento e realizará os reparos necessários.

De acordo com dados do Ciiagro (Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas) a região não registra quantidade significativa de chuva desde o fim de março.

Ao ser questionado pela equipe da TVTODODIA sobre as estiagens, a prefeitura de Santa Bárbara disse que, em período de estiagem o volume de água diminui. Com isso, diminui também o oxigênio disponível, que é consumido pelas plantas aquáticas, levando os peixes a procurarem pela superfície.

REPRESAS DO MUNICÍPIO

As represas do município esta marcando o volume de 90%, considerado normal para este período de estiagem. De acordo com o Departamento de Água e Esgoto (DAE), a estiagem tem influenciado na qualidade de água que está sendo entregue a população, uma vez que aumenta a quantidade produtos químicos utilizado na água.

Apesar de a situação atual ser considerada normal nas represas, o Departamento de Água Esgoto (DAE) orienta a população barbarense sobre a importância do consumo consciente por meio de alertas e campanhas nas redes sociais e na fatura das contas de águas.

Em 2014, Santa Bárbara e Americana passaram por uma estiagem histórica, fazendo com que fosse necessário que a população racionasse água, tendo bairros que ficassem até 5 dias sem receber abastecimento de água. O rodizio aderido pela cidade, chegava a durar 12 horas diárias e havia aplicação de multas em casos de desperdício, além de descontos nas contas de quem economizava água.

POSSIBILIDADE DE CHUVA

De acordo uma previsão do Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri/Unicamp) tem possibilidade de pancadas de chuva nesta sexta-feira a partir do final da tarde, devido à aproximação de uma frente fria que permanecerá sob o estado de São Paulo. A tendência é que chova o final de semana inteiro.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também