sexta-feira, 26 abril 2024

FOGO CRUZADO

ZERA FILA •  MÉDICO • AUDIÇÃO

ZERA FILA  
O deputado federal Guiga Peixoto (PSC) é autor do projeto Zera Fila, que surgiu após pessoas que, em fila de espera para exames e procedimentos, sinalizarem o problema crônico do SUS. Guiga afirmou que na busca por alternativas para solucionar a situação, propôs o projeto, que, através da destinação de emendas parlamentares, possibilita que hospitais regionais realizem atendimentos com maior rapidez.

“Com o envio desses recursos, já está sendo possível gerar muito mais atendimentos como consultas, cirurgias de baixa, média e alta complexidade, exames, reduzindo significativamente o tempo de espera dos pacientes”, disse Guiga. “Exemplo disso é o que já está ocorrendo no Hospital Adib Domingos Jatene, de Sorocaba, onde eram realizados 11 procedimentos/mês e hoje, graças a esses recursos, passou a oferecer 23 procedimentos/ mês, ou seja, mais que o dobro dos atendimentos atuais, zerando a fila até novembro deste ano de 2022”, completou.

MÉDICO 
O vereador americanense Léo da Padaria (PV) recebeu ofício da Prefeitura de Americana com resposta a um requerimento com pedido de informações sobre a fila de espera por perícia para os usuários dos cartões de ônibus e estacionamento (PCD e outros). A unidade de Transportes e Sistema Viário revelou que um novo médico foi contratado para o atendimento. No requerimento, Léo citou que usuários do transporte público o procuraram pedindo informações e providências sobre a demora na realização da perícia, tanto para o benefício do transporte municipal como para os da EMTU.

No ofício, a prefeitura, informou que o médico que fazia os atendimentos se aposentou e outro foi contratado para a reposição. Ainda segundo a prefeitura, de janeiro a junho de 2022 foram atendidas 332 pessoas, sendo 81 para emissão da carteirinha da EMTU.

Ainda, 117 pessoas retiraram o passe livre municipal, 128 pediram cartão para deficientes físicos e seis pessoas foram atendidas para uso do transporte porta a porta. “A reposição do profissional e a regularização das perícias era algo urgente, já que muitos dependem”, disse Léo.

AUDIÇÃO
Em Santa Bárbara, o vereador Júlio César Kifú (PL) protocolou requerimento e indicação sobre a distribuição de aparelhos auditivos. Ele pede informações sobre como é realizada a doação e sugere que a Prefeitura promova parcerias contra filas de espera.

“Essa situação tem preocupado esses cidadãos e seus familiares, uma vez que, quando não tratada, a deficiência auditiva pode gerar, além das limitações físicas, o distanciamento social dessas pessoas, que sentem vergonha pela própria condição”, disse.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também