terça-feira, 21 maio 2024

Gestão Omar amplia reserva de água de Americana em 38%

O prefeito Omar Najar (MDB) fechará seu mandato tendo promovido, com a entrega do novo reservatório do bairro Chácara Letônia, marcada para esta quarta-feira (23), uma elevação de 38% na capacidade de armazenamento de água do município. Além disso, o DAE (Departamento de Água e Esgoto) promete ainda para dezembro a inauguração da nova captação de água no Rio Piracicaba, que deve garantir oferta constante de água ao município.

Ao longo de seu mandato, em entrevistas aos veículos de imprensa, Omar sempre destacou a situação caótica encontrada por ele no DAE, sobretudo em relação à estrutura. A captação e a reservação de água, inclusive, sempre foram pontos abordados por ele, que repetiu inúmeras vezes que gestões passadas deixaram de fazer reservatórios conforme a cidade foi crescendo.

Com o tempo, a falta d’água passou a ser corriqueira em diversas regiões da cidade, mesmo com uma capacidade de reservação na casa dos 26 milhões de litros d’água antes de Omar assumir.

CONCESSÃO

No início do mandato, Omar chegou a flertar com a possibilidade de fazer uma concessão da autarquia, mas isso foi barrado na Câmara. Diante do revés, o prefeito passou a investir no DAE e hoje afirma estar deixando a autarquia com dinheiro em caixa para novos investimentos nos anos seguintes.

Entre os investimentos, ganhou destaque sobretudo em 2020, a ampliação, construção e reforma de reservatórios.

“É um absurdo uma cidade do porte de Americana não ter reservatórios”, disse o prefeito mais de uma vez em coletivas de imprensa. Outro problema de abastecimento estava na estrutura dos reservatórios, a maioria construída entre as décadas de 70 e 90.

RESERVATÓRIOS

Foi então, na reta final do mandato, que os reservatórios de aço começaram a ser construídos e, de maio para cá, a capacidade de reserva de água da cidade aumentou de 26 para 36 milhões de litros. A primeira entrega foi no Parque Novo Mundo, onde a reserva de água foi de 3,5 para 5 milhões de litros.

Na sequência, a região do São Roque foi a contemplada com mais 1 milhão de litros. Depois, no São Luiz, além de reformar um dos reservatórios, o DAE construiu outro, com 2,5 milhões de litros de capacidade.

Neste mês de dezembro, os investimentos chegaram à região do pós-Anhanguera, área que há tempos enfrenta o problema da falta d’água não só pela baixa capacidade dos reservatórios, mas também pelos constantes problemas com a antiga adutora que levava água para o local. A adutora foi substituída e entrou em funcionamento em novembro.

No último dia 11, o prefeito entregou o novo reservatório do Jardim Brasil, que atende também o Zanaga, com capacidade de 2,5 milhões de litros d’água.

E, nesta quarta-feira, Omar Najar vai entregar o reservatório da Chácara Letônia, com a mesma capacidade, para atender Praia Azul e Praia dos Namorados.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também