terça-feira, 13 maio 2025

Hortolândia dá start em serviço de telemedicina

Pacientes são atendidos em caráter experimental sem saír de casa; ação foi iniciada na sexta-feira 

NOVOS TEMPOS | Prefeito Zezé Gomes acompanhou primeiro dia de atendimento (Foto: Divulgação)

Hortolândia é um dos municípios da região que entra na vanguarda tecnológica. A Prefeitura implantou a telemedicina. O novo serviço começou a funcionar, em caráter experimental na sexta-feira (22). O prefeito José Nazareno Zezé Gomes (PL) acompanhou o início da implantação do novo serviço, na sala do Paço Municipal, onde os profissionais atendem os pacientes de maneira remota.

A telemedicina traz benefícios para os pacientes, que passam a receber atendimento com maior rapidez, evitando custos de deslocamento, além de proporcionar economia de tempo. Para o município, o novo serviço também representa economia de recursos materiais e financeiros, e otimiza o trabalho dos profissionais de saúde. A telemedicina também ajudará a desafogar o atendimento presencial na rede municipal de saúde, segundo a prefeitura.

De acordo com a Secretaria de Saúde, a telemedicina é um serviço online de atendimento e realização de consultas para pacientes da rede municipal. Para isso, o paciente precisa ter acesso a um celular ou computador, com sistema de câmeras e áudio, tanto microfones quanto autofalantes, ou fones. Por meio de um link oferecido pela unidade de saúde, o paciente será atendido por um profissional para avaliar resultados de exames ou dar orientações em saúde. Nessa fase de implantação, que deve durar entre dois a quatro meses, o serviço funciona em caráter experimental. Durante esse período, será observado o funcionamento do serviço, com a realização dos ajustes e correções que forem necessários.

Por enquanto, o serviço é oferecido uma vez por semana, às sextas- -feiras, das 8h às 12h, para pacientes da UBS (Unidade Básica de Saúde) Santa Clara. De acordo com a Secretaria de Saúde, a unidade é a que registra maior demanda de atendimentos da rede municipal. Nesse período de implantação, o serviço atenderá pacientes que já passaram por uma primeira consulta presencial na unidade. As consultas remotas serão, portanto, as de retorno.

Na sexta-feira, foram atendidos cinco pacientes. A primeira pessoa a ser atendida pela telemedicina foi a cozinheira Sabrina Rodrigues de Barros, de 37 anos. A paciente elogiou o novo serviço. “A consulta foi tranquila e rápida. No começo, a gente fica meio perdida. Fui bem atendida e orientada pela médica. Marquei os exames que tenho que fazer. Esse novo serviço vai ajudar e facilitar a vida de muitas outras pessoas”, destaca a paciente.

“O serviço oferece maior precisão no atendimento”, disse Zezé.

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