domingo, 12 maio 2024

Prefeitura de Hortolândia identifica despejo irregular de resíduos

Denúncia foi feita através do aplicativo Agenda Verde, pelos os moradores que flagraram o descarte clandestino

Por Jaqueline Durões

Foto: Reprodução/ Portal Hortolândia

Além de prejudicar o meio ambiente, saúde e até mesmo a economia, o descarte irregular de resíduos é um problema crônico nas cidades brasileiras e, recorrem a depósitos inadequados na hora de dar adeus ao lixo que produzem.

A Prefeitura de Hortolândia detectou o despejo ilegal de resíduos no Parque Socioambiental Lago da Fé. Cidadãos flagraram um caminhão pipa fazendo o descarte clandestino em um bueiro próximo ao local. Embora a administração pública trabalhem para garantir a coleta e tratamento de água e esgoto, esses crimes ambientais colocam risco à saúde pública.

Conforme a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, o resíduo identificado no local foi de dejeto oriundo de fossa séptica. Essa prática ilícita tem que ser denunciada, e no site da Prefeitura de Hortolândia tem um aplicativo disponível próprio para este tipo de denúncia, o Agenda Verde.

Frente à dificuldade em frear a produção e o consumo de bens, as boas e velhas práticas de reciclagem e reutilização permanecem como os meios mais viáveis para impedir o descarte irregular e os estragos que deixam para trás.

A Divisão de Fiscalização Ambiental que faz a verificação do descarte irregular juntamente com o Departamento de Licenciamento Ambiental e Gestão de Resíduos da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Esta e outros acontecimentos estão sendo analisadas de perto pelos agentes de fiscalização Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, com o propósito de punir e evitar esse tipo de crime ambiental e males sérios à natureza.

Eliane Nascimento, secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, ressalta a importância das denúncias; “Juntamente com os moradores sensibilizados das questões ambientais, vamos juntos contribuir para salvar nossas lagoas e para que isto aconteça fazemos um apelo para que crimes ambientais sejam denunciados”.

Vale reafirmar que o despejo irregular de resíduos domésticos em áreas públicas da cidade é crime ambiental. Os moradores podem denunciar tais crimes, através de um aplicativo criado pela Prefeitura de Hortolândia que chama Agenda Verde, este aplicativo auxilia na identificação dos infratores.

Para baixar o aplicativo, basta fazer o download gratuito nas plataformas Google Play ou App Store do celular. A identidade dos denunciantes é mantida em sigilo. O aplicativo está disponível neste link:
https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.maximizi.agendaverde&hl=pt_BR&gl=US&pli=1

A pessoa que denunciar, pode enviar fotos e textos para o aplicativo, o que colaborará com o trabalho dos agentes de fiscalização ambiental. Dessa forma, os moradores ajudam a evitar o descarte irregular de resíduos e materiais que vão parar em rios, lagos, lagoas e mananciais do município, causando mau cheiro, poluição, surgimento de plantas aguapés na superfície da água, dentre outros problemas.
A Prefeitura reforça ainda, para que a população faça a ligação de esgoto em suas casas, caso ainda não tenham feito isso. Essa ação colabora para a limpeza da cidade e também para a saúde de todos.

A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável com apoio da Secretaria de Serviços Urbanos e em parceria com a Sabesp, realizam continuamente ações de análise e de orientação sobre ligação irregular de esgoto em imóveis residenciais ou comerciais, em diferentes regiões de Hortolândia.

Além do mais, a Secretaria de Serviços Urbanos juntamente com a Sabesp, realiza periodicamente limpeza, desobstrução e manutenção da rede de águas pluviais. O trabalho é necessário para evitar rompimento das tubulações nas redes, problema que causa vazamentos, infiltrações, erosões e buracos no solo, além de prejudicar residências. A Prefeitura de Hortolândia fortifica que, atualmente, a cidade já conta com 99% de esgoto coletado, sendo que 100% é tratado.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também