Vereadores são os únicos da Câmara de Americana que não fizeram projeto, somente requerimentos e indicações
Os dados dizem respeito aos documentos com entrada na Casa até a última quarta-feira (17).
Por outro lado, os vereadores que mais apresentaram projetos neste ano foram Thiago Brochi (PSDB), Gualter Amado (Republicanos) e Vagner Malheiros, com 12, 11 e 11 propostas de lei protocoladas, respectivamente.
Cada um deles teve três projetos aprovadas em plenário. Já o maior número de indicações apresentadas é de Juninho Dias (MDB), 1074. Dias é responsável ainda por apresentar dez projetos de lei, seis deles aprovados, e 51 requerimentos.
Leo da Padaria (PV) apresentou 897 indicações e 71 requerimentos, enquanto Silvio Dourado (PL) protocolou 445 indicações, 32 requerimentos e quatro projetos, dois deles aprovados.
O doutorando em Ciência Política Otávio Catelano, do PolBras (grupo de estudos de Política Brasileira) da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), explica que o número de projetos elaborados por um vereador não é o único indicador de produtividade de um parlamentar, mas é parte importante da atuação deles.
“É muito difícil determinar uma única forma de medir o que seria produtividade dentro do Poder Legislativo, porque tem uma multiplicidade, são várias formas de atuação e os políticos tendem a focar em algumas formas específicas, assim como em qualquer trabalho. O problema é quando uma dessas formas de atuação é deixada de lado. Por mais que o vereador entenda que sua prioridade não é apresentar projetos de lei, ele não pode deixar de pensar que as duas principais funções do Poder Legislativo são legislar e fiscalizar”, pontua.
OUTRO LADO
Por meio de nota, a vereadora Leonora Périco diz que tem tido cuidado na elaboração de projetos para que não sofram com o veto do Executivo ou sofram questionamento por inconstitucionalidade.
“Tem acontecido uma infinidade de vetos e temos tomado uma cautela com isso” , explica. “Temos toda uma demanda com questões relacionadas aos servidores públicos, que estão sobrecarregados, e à área da saúde e temos articulado diretamente com os secretários”, afirma. Ela comenta ainda que deve apresentar até o final do ano o projeto de programa socioeducativo para reabilitação de adolescentes.
O vereador Dr. Otto Kinsui foi procurado durante a semana, mas não respondeu até o fechamento da edição.