sábado, 18 maio 2024

Nova Odessa leva água encanada ao Pós-Anhanguera

Foi uma longa espera. Agora sobram motivos para comemorar. A Prefeitura de Nova Odessa anunciou nesta quarta-feira (10) que vai levar água encanada para os 479 imóveis da região do “Pós-Anhanguera”, formada pelos bairros Acapulco, Las Palmas e Recreio Represa. São áreas tomadas por chácaras, formadas em meados da década de 60. 

Além das ligações prediais, a região vai ganhar um reservatório com capacidade para 250 mil litros de água; uma adutora com mais de 2,5 mil metros de extensão; e 11,6 mil metros de redes de distribuição. Serão R$ 3,2 milhões em investimentos. 

O prefeito Benjamin Bill Viera de Souza assinou nesta quarta o contrato de financiamento entre a CEF (Caixa Econômica Federal) e a Coden Ambiental – empresa pública responsável pelos serviços de água e esgoto da cidade. 

Os recursos necessários para a execução do projeto eram reivindicados pelo prefeito desde junho do ano passado junto ao governo federal. O dinheiro faz parte do programa “Saneamento para Todos”, do Ministério do Desenvolvimento Regional. 

“A obra é muito especial. Se passaram várias administrações e a reivindicação dos moradores nunca foi atendida”, disse o prefeito Bill. 

A briga pelos recursos foi uma saga. O prefeito participou de dezenas de reuniões com a direção regional da CEF e com técnicos do ministério, apresentado projetos. E valeu o esforço: a água finalmente vai jorrar das torneiras. 

CRONOGRAMA 

Ricardo Ongaro, diretor-presidente da Coden Ambiental, disse que a licitação para contratação dos serviços será aberta dentro de 90 dias. A Coden, comemora, foi selecionada graças a sua saúde financeira. “Teremos 30 meses de carência, contados a partir da assinatura do contrato, para iniciar o pagamento”, afirmou. “O financiamento será quitado em 240 meses”. 

SEGUNDA ETA   

A Coden Ambiental faz um outro investimento importante na região do Pós-Anhanguera. Constrói desde janeiro do ano passado a segunda estação de tratamento de água da cidade.  

A ETA (Estação de Tratamento de Água) Santo Ângelo está orçada em quase R$ 5 milhões, e deve entrar em funcionamento no até o final do ano, segundo informações da Prefeitura. 

O prefeito Bill Souza afirma que, ao longo de seus mandatos, ele procurou concentrar investimentos no setor. Além do tratamento de água e distribuição, o governo recuperou nascentes, trocou e controlou as perdas do sistema. 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também