sexta-feira, 22 novembro 2024

Campanha ‘Janeiro Branco’ da Saúde Mental segue em Nova Odessa com ‘Dia da Beleza’ nesta 2ª-feira

A ação acontece no período da manhã no CAPS da UBS (Unidade Básica de Saúde) do Jardim Nossa Senhora de Fátima 

A campanha anual “Janeiro Branco” promovida pela Prefeitura de Nova Odessa, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, prossegue neste mês com várias atividades. Na próxima segunda-feira (16/01), por exemplo, os moradores contarão com cortes de cabelo no “Dia da Beleza”. A ação acontece no período da manhã no CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) da UBS (Unidade Básica de Saúde) do Jardim Nossa Senhora de Fátima, e é uma oportunidade para que os novaodessenses de todas as idades possam aproveitar os serviços gratuitos.

Já na terça-feira, (17/01), a programação no CAPS será voltada ao público adulto e contará com atividades elaboradas por um profissional de Fisioterapia. Ainda neste mesmo dia, os moradores podem participar das sessões de Auriculoterapia na UBS 2, a partir das 11h.

O calendário do “Janeiro Branco” continua nos dias 23, 25, 27 e 31/01 com atividades físicas, entre elas, caminhada, alongamento e relaxamento na pista de caminhada ao lado da UBS 7, tanto para o público adulto quanto infantil.

Na última quarta (11/01) houve um Plantão Psicológico na UBS 2, do Jardim São Jorge. “Voltamos a ressaltar a importância dos cuidados com a Saúde Mental. Estamos com essa programação especial da Secretaria Municipal de Saúde e convidamos os moradores a participarem, inclusive quem quiser obter dicas para um dia mais produtivo, basta procurar a equipe do CAPS na UBS 7”, garantiu a coordenadora da Saúde Mental Maria José da Cruz, a Marzé.

A programação do “Janeiro Branco” – que foi incluído no calendário oficial do município pela Lei Municipal nº 3.396/2021, de autoria do vereador Levi Tosta – visa chamar a atenção da sociedade para as questões relacionadas à saúde mental e emocional das pessoas, já que o Brasil é o país com maior prevalência de ansiedade no mundo, com uma taxa de 9,3% da população.

Ou seja, a intenção é prevenir o adoecimento por depressão, ansiedade generalizada e suicídio – enfim, garantir os cuidados preventivos da saúde do corpo e da mente dos cidadãos novaodessenses.

TRATAMENTO

O atendimento da Saúde Mental é feito através de encaminhamentos das UBSs. O munícipe precisa passar com o médico na Unidade de Saúde mais próxima de sua residência e, se comprovada a necessidade de tratamento especializado, o morador é encaminhado para a UBS 7, onde funciona o Centro de Atenção Psicossocial. O local tem equipe multiprofissional composta por psicólogo, psiquiatra, enfermeira, assistente social, psiquiatra infantil e artesãos.

Complementando os serviços oferecidos à população, os usuários contam ainda com Arteterapia, trabalho desenvolvido por dois artesãos voluntários. O órgão está localizado na Rua Alexandre Bassora, nº 760, no Jardim Nossa Senhora de Fátima, e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h. 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também