O Setor Produtivo de Nova Odessa criou 154 empregos com carteira assinada em junho, fechando o primeiro semestre de 2024 com saldo positivo de 1.076 contratações a mais que demissões. No mês, foram 1.496 contratações e 1.342 demissões. É o que comprova a estatística oficial divulgada mensalmente pelo Ministério do Trabalho e Emprego, através do Novo Caged (Sistema do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados).
No período de 12 meses encerrado em junho/2024, o saldo também é altamente positivo, com a criação de 1.226 novas vagas de trabalho formais na cidade, resultado da diferença entre 15.899 admissões, perante 14.673 demissões. O gráfico disponibilizado de forma online pelo Ministério demonstra ainda que a Economia da cidade continua em franco aquecimento desde a retomada após o controle da pandemia de Covid-19.
Tanto que, nos primeiros seis meses de 2024, apenas maio (-74 vagas) teve saldo negativo na cidade. Os meses de janeiro (+154), fevereiro (+317), março (+312), abril (+213) e junho (+154) ficaram “no azul” na geração de empregos pelas empresas, comércios e prestadores de serviços de Nova Odessa.
Nos últimos sete semestres – ou seja, de janeiro de 2021 a junho de 2024 –, o resultado é ainda mais expressivo. Neste período de 42 meses, Nova Odessa já criou 3.689 empregos adicionais com carteira assinada.
Foram mais 318 postos de trabalho gerados em 2023, além dos 690 criados em 2022 e das 1.605 novas vagas de 2021. Somente entre 2021 e 2023, portanto, foram 2.613 empregos criados pelas empresas da cidade – uma média de quase 900 vagas por ano, que foi ultrapassada agora em 2024.
A quantidade de empregos formais criada ou perdida em determinado período é o resultado do total de admissões de trabalhadores no mesmo espaço de tempo, menos o total de demissões. Nova Odessa tem atualmente 24.183 empregos formais – fora os empresários, MEIs (Microempreendedores Individuais), autônomos e trabalhadores informais ou eventuais. Acompanhe o Caged mensal em http://pdet.mte.gov.br/novo-caged.
Açõe Pró-Desenvolvimento
Para alcançar estes resultados altamente positivos na geração de empregos e renda para as famílias dos trabalhadores de Nova Odessa, a Prefeitura adota desde 2021 uma nova e agressiva política de Desenvolvimento Econômico e atração de novas empresas e comércios para a cidade.
As ações começaram ainda na pandemia, com a modernização da “Lei Municipal de Incentivo” (o ProdeNO) a partir de reivindicações dos próprios empresários. Desde então, a Prefeitura criou iniciativas de fomento como a viabilização do Poupatempo Paulista, a criação do Centro de Referência do Empreendedor e do Trabalhador, a realização de quatro Feirões do Emprego e de duas novas Feiras Noturnas (Jardim Santa Rita e Jardim Santa Luiza/Parque Triunfo).
Também trouxe os cursos gratuitos do Projeto Cozinhalimento e do “Alimente-se Bem” do SESI-SP, criou o Novatec (Programa de Orientação Profissional para 500 formandos do Ensino Médio da Rede Pública), as Feiras do Carro Usado e o “Nova Odessa +Barato: Outlet Municipal”.
Fez em 2023 o tão sonhado convênio com Estado para instalação do Corpo de Bombeiros da PM (garantindo menores valores de seguro empresarial) e passou a incluir os feirantes, empreendedores e artesãos nas festas da cidade. por fim, o Município inaugurou recentemente o Novo CTVP (Centro de Treinamento e Valorização Profissional e Oficina de Costura e Fraldas).
Por tudo isso, já são ao menos 25 grandes empresas atraídas para a cidade desde 2021, incluindo nomes de peso como o enorme Centro de Distribuição do Grupo SC (Santa Cruz)/PanPharma, a Transportadora RodoBox Logística, a unidade da Localiza Veículos, a Bekaert Deslee, o Shopping ZED Boulevard e o Centro de Operação DeskTop, entre outras.