sexta-feira, 4 outubro 2024
SEGURANÇA VIÁRIA

Trânsito instala 2 ‘faixas da vida’ para pedestres em frente às escolas públicas do Green Village

As faixas elevadas trazem mais segurança para pais e alunos
Por
Redação
Foto: Divulgação

Atendendo a pedidos das próprias comunidades escolares beneficiadas, o Setor de Trânsito da Prefeitura de Nova Odessa está instalando nesta semana mais duas faixas elevadas de pedestres – equipamentos também conhecidos como “lombofaixas” ou “faixas da vida” –, agora em frente aos portões da EMEBs (Escolas Municipais de Educação Básica) Professora Alzira Ferreira Delegá e Professora Maria Cecília Borriero Milani, ambas no Green Village.

“O objetivo é colocarmos as faixas elevadas em frente a todas as escolas do município. As faixas elevadas trazem mais segurança para pais e alunos, principalmente para as pessoas com mobilidade reduzida, já que o piso delas fica na mesma altura das duas calçadas conectadas”, explicou o guarda civil municipal e Autoridade de Trânsito de Mova Odessa, Benedito Goes Neto.

Segundo ele, a direção da EMEB Maria Cecília está acompanharam a instalação da faixa elevada. A equipe gestora informou a Goes que, como a Avenida Natália Klava Muth é uma das mais larga do município, alguns motoristas passam em frente à escola com excesso de velocidade, e que por isso pais e professores haviam solicitado a instalação da faixa elevada. “Com isso, teremos mais segurança aos alunos e pedestres”, garantiu o responsável.

Recentemente, o Setor de Trânsito da Prefeitura havia instalado outras duas “lombofaixas” nas duas pistas da Avenida Ampelio Gazzetta, em frente às Faculdades Network, no Lopes Iglesias.

“As faixas elevadas são importantes porque, além de reforçarem a prioridade do pedestre, também trazem uma redução na velocidade dos veículos, trazendo mais segurança para todos”, explicou Goes.

Desde o início de 2021, sempre com o apoio da Coden Ambiental, o Setor de Trânsito da Prefeitura já instalou diversas “lombofaixas” em pontos do sistema viário de Nova Odessa considerados de maior risco para pedestres, principalmente aqueles com mobilidade reduzida – como crianças, idosos e cadeirantes.

A estrutura é uma lombada de superfície plana com uma faixa de pedestre em cima, e tem o objetivo de reduzir a velocidade dos carros que passam pelo local, gerando mais segurança no trânsito, por exemplo, para evitar atropelamentos.

Ganharam “faixas da vida” locais como o Ginásio de Esportes do Jardim Santa Rosa, a APAE no Parque Klavin, o trecho urbano da Rodovia Rodolfo Kivitz, na altura do nº 1.600 (entre o Jardim Éden e o Jardim Primavera), a Avenida Industrial Oscar Berggren, no Parque Industrial Recanto, e o “baixadão” da Avenida Ampelio Gazzetta, entre o Jardim Éden/Jardim Maria Helene e o Green Village – local onde estão surgindo diversos empreendimentos comerciais e habitacionais, entre eles o novo Centro Operacional da Desktop Internet, que vai gerar 1.500 empregos na cidade e, assim, atrair um grande fluxo de veículos e pedestres no trecho.

“Lembrando que a faixa elevada é como uma ‘ponte’ que liga uma calçada à outra, facilitando para quem mais precisa cruzar a via com segurança, como pessoas idosas e crianças, além de diminuir a velocidade dos veículos”, reforçou Goes.

Além disso, o equipamento melhora as condições de mobilidade, acessibilidade e segurança dos pedestres nas vias públicas, amplia a visibilidade dos pedestres durante a travessia, por estarem em um plano mais elevado, e também faz o controle da velocidade segura dos automóveis nas ruas em qualquer circunstância, mesmo sem a presença de pedestres.

Também é mantida permanentemente uma “força-tarefa” de reformulação da sinalização de solo (pintura de guias e faixas) nas entradas, ruas e cruzamentos mais movimentados da cidade, sempre com o objetivo de aumentar a segurança dos pedestres nestes pontos.

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