domingo, 6 abril 2025
A PLENO SERVIÇO

O Novo CAPS Infantojuvenil de SBO realizou mais de mil atendimentos em dois meses

O CAPS Infantojuvenil é responsável pelo atendimento de crianças e adolescentes com demandas em saúde mental
Por
Vitória Silva
Foto: Divulgação / Prefeitura de SBO

O Novo CAPS (Centro de Apoio Psicossocial) Infantojuvenil de Santa Bárbara d’Oeste completou dois meses de atendimentos no dia 24 de julho. O CAPS Infantojuvenil é responsável pelo atendimento de crianças e adolescentes com demandas em saúde mental. A unidade fica localizada na Rua Tucanos, nº406, no São Francisco 2. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Conversamos com a Chefe do Departamento de Saúde Mental, Magda Maria Alves Varella Pastro que comentou sobre a evolução do Novo Caps. “Esse espaço foi construído dentro da expectativa do que é um Caps funcional. Nós planejamos todo o espaço, para as oficinas e para as atividades especializadas”, disse a Chefe do Departamento de Saúde Mental.

O espaço conta com consultórios, sala de ludoterapia, sala de atendimento em grupo equipada com áudio e vídeo, sala para elaboração de oficinas, sala para oficina culinária, farmácia, sala de enfermagem, apoio administrativo e para funcionários, ampla recepção e sala de espera, sanitários adaptados para pessoas portadoras de necessidades especiais, pátio coberto e área externa para trabalho de horta.

Foto: Tiago Nascimento/ TVTODODIA

“O objetivo das oficinas, principalmente, é a interação, mas cada caso é avaliado individualmente, para a gente saber o que oferecer para essa criança ou adolescente”, explicou Magda.

O Caps pode ser procurado por qualquer pessoa, mas a Chefe do Departamento de Saúde Mental conta que geralmente é por encaminhamento de médicos, escolas e UBS. E as pessoas só são incluídas no serviço depois da avaliação da equipe. São incluídos os casos de saúde mental graves, que fazem parte do projeto Caps.

Durante o período, o setor realizou 1.176 atendimentos, entre consultas médicas, consultas de enfermagem, atendimentos em grupo, atendimentos individuais, terapias especializadas (auriculoterapia / reiki / aromaterapia), entre outros.

“Nós conseguimos ampliar muito, até por conta do espaço. Coincidentemente com o espaço novo, nós recebemos mais uma psiquiatra, então hoje a equipe tem dois psiquiatras e nós conseguimos fazer essas oficinas em paralelo. De 680 atendimentos que nós tínhamos, no mesmo período nós tivemos 1.170, quase que dobrou essa população”, comenta Magda Pastro.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também