quinta-feira, 23 maio 2024
QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL

Oficinas de capacitação em Sumaré têm inscrições abertas até a próxima sexta-feira (1)

Iniciativa do Programa de Inclusão Produtiva faz parte de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Sumaré com o Fundo Social de Solidariedade (Funssol)
Por
João Victor Viana
Foto: Rede TODODIA

O Programa de Inclusão Produtiva, oriundo de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Sumaré com o Fundo Social de Solidariedade (Funssol), prorrogou até o dia 1º de setembro o período de inscrições para preencher as vagas de alguns dos cursos de capacitação, que visam a qualificação profissional para pessoas em situação de vulnerabilidade.

O programa conta com psicólogo e assistente social e busca o desenvolvimento pessoal e profissional dos participantes. “No pós pandemia, nós percebemos a necessidade em especial das mulheres, que tiveram que ficar dentro de suas casas, cuidando das crianças durante o período de isolamento, e com isso tiveram que sair dos seus empregos”, disse a Secretária municipal de Inclusão Social, Ana Cleia Meneguetti, que ainda ressaltou que os homens também podem participar.

A executora OSC Sociedade Beneficente São Judas Tadeu contribui com o projeto para democratizar e descentralizar o conhecimento oferecido.

Os cursos possuem apostilas e material de apoio para abordagem técnica e prática. A periodicidade varia dependendo da escolha, mas todos oferecem certificação de qualificação profissional, ou um certificado de participação para aqueles que não concluírem as oficinas.

São cursos na área da beleza, cuidador de idosos, jardinagem, crochê, garçom, garçonete, entre outros. As opções ainda disponíveis podem ser consultadas diretamente no site da prefeitura de Sumaré clicando aqui (no “clicando aqui” colocar o link https://sumare.atende.net/cidadao/pagina/2-semestre-cursos-por-regiao).

Complementando o desenvolvimento técnico, todos os cursos contarão com oficinas sobre Projeto de Vida, Empreendedorismo ou Mercado de Trabalho.

“O projeto, além de ofertar novos conhecimentos e ensinar uma nova profissão aos participantes, é uma oportunidade de geração de renda e de recomeço a quem mais precisa”, comentou o prefeito Luiz Dalben.
O público alvo dos cursos são homens e mulheres acima de 16 anos, preferencialmente inscritos no CadÚnico, residentes em Sumaré. É permitido manifestar interesse em até dois cursos, e para se inscrever compareça aos CRAS, os núcleos de bem-estar, o CEU e o centro administrativo de Nova Veneza, munidos de RG, CPF, Comprovante de Endereço, NIS.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também