terça-feira, 16 abril 2024

Omar Najar anuncia mais ações para represa de Salto Grande, em Americana

No dia da entrega oficial das obras de revitalização da orla da Praia dos Namorados, o prefeito Omar Najar anunciou que vai fechar, ainda nesta semana, o cronograma de ações para o chamado “rebaixamento” do nível da Represa de Salto Grande, a partir de uma parceria com a CPFL Energia, responsável pela administração da barragem. Com a iniciativa – prevista para execução em setembro – a administração pretende, abrindo as comportas, se livrar rapidamente dos aguapés que tomam o reservatório. 

Ao mesmo tempo, prometeu, vão acontecer outras adequações, como a instalação de equipamentos de lazer e paisagismo em pontos que não faziam parte do projeto de revitalização. Falou até em despejar areia na praia, resgatando a paisagem que fazia sucesso nos anos 70 e 80. 

Omar espera agora que o Ministério Público e o governo paulista finalmente cheguem a um acordo e coloquem em prática o programa de despoluição da água, castigada pela emissão clandestina de resíduos orgânicos e industriais, nas cidades a montante, conforme o TODODIA adiantou nesta terça-feira. 

O prefeito também disse que caberá ao seu sucessor, a partir de 2021, executar o plano de revitalização da orla da Praia Azul, outro antigo ponto turístico localizado às margens da mesma represa. Investimentos estruturais no bairro, disse o prefeito, já foram executados no decorrer do seu mandato:  troca da iluminação pública, adequação viária e aprimoramento dos serviços essenciais. Para Omar, a Praia Azul também tem tudo para voltar a ser como no passado, um espaço disputado por visitantes. 

ELOGIOS 

Ao microfone, falando antes do descerramento da placa de inauguração da orla renovada da Praia dos Namorados, Omar Najar fez elogios aos deputados americanenses Chico Sardelli, Vanderlei e Cauê Macris, que, segundo ele, tiveram atuação estratégica para a conquista de recursos para planejamento e execução das obras. “Todos se uniram para salvar a praia. Foi lindo de ser ver”, disse Omar. 

Chico e Vanderlei, aliás, estavam no evento. Disseram frases emocionadas, resgatando a memória da praia lotada do passado. 

Também foi elogiada pelo prefeito a comerciante Maria Lucidalva dos Santos Pereira de Oliveira, a Dalva do Quiosque, velha batalhadora da revitalização da orla. Ela não estava presente: tinha problemas pessoais para resolver. Mas o público aplaudia entusiasmado sempre que o nome dela era citado. 

CRÍTICAS 

E Omar aproveitou a ocasião para criticar quem o antecedeu no cargo, dizendo que a prefeitura investira mal os recursos disponibilizados pela União para o financiamento das obras. Lembrou seguidas paralisações das obras e a suspensão de contratos com prestadores de serviço. 

O QUE FOI FEITO 

Investimentos da ordem de R$ 2,31 milhões financiaram diversas melhorias na rola, como a reforma completa nos sanitários públicos, manutenção completa na rede hidráulica, novas quadras esportivas e campo de areia. O espaço ganchou alamedas, ciclovia, canteiros ajardinados, rampas de acessibilidade e churrasqueiras. A avenida da orla ganhou novo asfalto e sinalização. 

SAIBA MAIS

A responsabilidade pela despoluição da Represa de Salto Grande vai ser compartilhada pelo governo paulista e pelas prefeituras a montante. O promotor Ivan Carneiro Castanheiro afirmou ao TODODIA que o tema deve integrar a partir de agora o Estatuto da Metrópole, que envolve todas as cidades em um projeto comum, interessante a todos. Mas além dos governantes, a proposta é engajar os representantes da sociedade civil. 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também