Uma força tarefa foi realizada no último sábado (1º) para a conclusão da limpeza de área pública entre os bairros Nova Conquista e Parque Zabani, na Zona Leste de Santa Bárbara d’Oeste. Foram retiradas 140 toneladas de entulho e lixo descartadas de forma irregular.
O trabalho integra o amplo cronograma de combate ao mosquito Aedes aegypti e demais pragas urbanas. O descarte irregular de entulho é proibido por Lei. A prática, além de ser nociva ao Meio Ambiente, pode resultar em criadouros de várias espécies, entre elas o mosquito transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya. É fundamental que o cidadão participe do combate ao mosquito, eliminando criadouros.
Em Santa Bárbara d’Oeste, a Prefeitura executa atividades de combate ao vetor de forma ininterrupta, com as ações de visita casa a casa, orientações aos munícipes sobre as medidas necessárias para impedir a proliferação do Aedes aegypti, eliminação de criadouros, retirada e inviabilização de criadouros encontrados durante as visitas, busca ativa de suspeitos, bloqueio/nebulização de áreas com casos suspeitos de arboviroses, entre outras medidas.
Em caso de sintomas como febre alta, dor de cabeça, dor no fundo dos olhos, manchas vermelhas e dores no corpo, o cidadão deve procurar pela unidade de saúde mais próxima de casa.
Viu um descarte irregular? Denuncie!
A Prefeitura pede a conscientização de todos sobre a proibição de descartes em área pública. Caso alguma ação seja flagrada, o munícipe pode entrar em contato com a Guarda Municipal ou setor de Fiscalização para que medidas cabíveis possam ser tomadas. Os telefones para contato são 0800.772.8383 e 153 (Guarda) e 3463.7878 (FOP).