terça-feira, 21 maio 2024

Retomada da produção é preparada

A Petrobras prepara a retomada da produção nas unidades da Replan (Refinaria de Paulínia) que não foram atingidas pela explosão e incêndio da madrugada da última segunda-feira. A produção deve ser retomada nos próximos dias.
O incêndio atingiu parte de uma das unidades de craqueamento catalítico e da unidade de destilação atmosférica, que fazem parte do processo de refino de petróleo. Por medida de segurança, a produção foi preventivamente paralisada em toda a refinaria.
Segundo a Petrobras, a entrega de produtos em estoque às distribuidoras foi retomada no dia seguinte ao incêndio.
“A empresa conta com estoques da própria refinaria e com a produção das demais para garantir a oferta de combustíveis aos clientes”, informou em comunicado.
Em nota divulgada, a estatal reafirmou que não houve feridos no incêndio e reforçou seu compromisso com a segurança em operações e instalações, adotando padrões da indústria mundial de petróleo.
ATO
Segurança foi o tema central do ato em defesa da vida, realizado na manhã de ontem, pelo Sindipetro (Sindicato Unificado dos Petroleiros do Estado de São Paulo), em frente à portaria de acesso da Refinaria de Paulínia.
A mobilização atrasou em duas horas o início do expediente do turno e do setor administrativo e reuniu cerca de 300 trabalhadores, segundo o sindicato.
As vans e ônibus fretados que chegavam paravam na entrada da refinaria e os diretores do Sindicato convidavam os trabalhadores a aderir ao movimento. Houve muitas críticas aos petroleiros que não se dispuseram a acompanhar o ato, inclusive dos próprios colegas de trabalho.
“A refinaria teve quatro paradas em um ano. Estamos em um caminho que, estatisticamente, vai levar a um acidente fatal. Nessa última ocorrência escapamos por um milagre. Se o tanque de águas ácidas tivesse caído um pouco mais para à esquerda ou direita, provavelmente não estaríamos aqui hoje”, declarou o diretor Arthur Bob Ragusa.
Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também