sábado, 4 maio 2024

Denúncia: Desfibrilador não deve ser usado em pacientes acima de 80 anos, orienta responsável técnica do serviço 192 de Santa Bárbara d’Oeste.

Pedido de investigação foi protocolado na Câmara de Santa Bárbara d’Oeste no dia 02 de novembro e é alvo de apuração

Um pedido de abertura de investigação contra a responsável técnica do setor 192 (responsável pelos atendimentos de urgência, com ambulâncias do município), a Enfermeira Elaine Trevisan, por estabelecer critério de uso dos desfibriladores, foi protocolado na câmara dos vereadores de Santa Bárbara d’Oeste.

De acordo com a denúncia, uma publicação em grupo de whatsapp dos servidores municipais do serviço 192, a responsável técnica determina que o uso do Desfibrilador Externo Automático (DEA), seja utilizado com critério e que paciente parado acima de 80 anos, não é critério para utilização. As orientações dadas pela profissional continuam, dizendo “se nós utilizarmos em pacientes que não tem prognóstico, a hora que precisar num paciente jovem, não vamos ter”. A orientação foi repassada aos profissionais do serviço 192, no mês de março deste ano.

A denúncia foi protocolada pelo condutor de ambulância da prefeitura, o servidor Everaldo Veloso Pereira Junior, com cópia da conversa do aplicativo de mensagens whatsapp, para o gabinete do vereador Eliel Miranda, no qual usou a tribuna da sessão camarária no dia 08 deste mês, para explanar a denuncia a todo o legislativo barbarense. 

Foto: Reprodução

 RESPOSTAS

Em sua fala na tribuna, o vereador Eliel Miranda (PSD) destacou: “hoje nós temos aqui uma denúncia muito grave. A responsável técnica está querendo dizer que os desfibriladores não devem ser utilizados em pacientes acima de 80 anos, porque as pás que são utilizadas nos desfibriladores devem ser usadas e descartas, mas de acordo com informações dos servidores, é que essas pás são limpas e reutilizadas e nós vamos investigar tudo”.

Desta forma, um requerimento pedindo informações referentes às irregularidades apresentadas na denúncia foi protocolado e aguarda a informações detalhadas da Prefeitura Municipal de Santa Bárbara d’Oeste.

Questionada sobre a denúncia, a Prefeitura Municipal de Santa Bárbara informou que a mensagem da responsável técnica foi retirada do contexto e que a administração está apurando a situação, tomando todas as providências administrativas e legais.

 NOTA TÉCNICA

A reportagem do TODO DIA, teve acesso com exclusividade, a uma nota técnica emitida pela Prefeitura de Santa Bárbara d’ Oeste aos servidores da saúde, depois da repercussão da denúncia na Câmara dos Vereadores.Na nova recomendação, a prefeitura informa que a decisão de reanimar pacientes será do profissional médico assistente. Porém, conforme apurado, o serviço 192 barbarense, não possui médicos no acompanhamento dos atendimentos.

O denunciante afirma que a nota técnica está normatizando o atendimento hospitalar, prestado nos Prontos Socorros e que até o momento nenhuma nova determinação foi emitida para o atendimento pré-hospitalar, que é o serviço 192, permanecendo o cumprimento da determinação anterior, que é o alvo da denúncia. “O serviço 192 de Santa Bárbara, não segue o padrão da legislação federal, que determina que os atendimentos sejam gerenciados por um médico”, destacou Veloso.

 APURAÇÃO

O vereador Eliel Miranda, que é responsável por outras investigações da saúde, disse que o caso precisa ser investigado com seriedade, para que não ocorram prejuízos à população que necessita do serviço. “Uma justa apuração e de forma célebre, ou seja, rápida, estamos aqui cobrando a prefeitura” disse o vereador.

Questionado sobre a alegação de que as frases teriam sido retiradas do contexto, Eliel disse que a fala descrita pela servidora deverá ser analisa com a realidade do atendimento que é oferecido pelo serviço 192. “Sobre as frases terem sidas retiradas de contexto, a prefeitura, primeiro, precisa dizer qual é o contexto, como se deu essa orientação. Porque a ideia não é só apurar, mas melhorar para o futuro” finalizou. 

 NOTA COMPLETA DA PREFEITURA

 O município de Santa Bárbara d’Oeste informa que a situação já está em apuração. O trecho apresentado na denúncia, relacionado à orientação técnica, foi retirado de contexto.

Vale ressaltar que, o uso de todo e qualquer equipamento, ou, qualquer procedimento ou manobra a serem realizados em eventual atendimento médico – é analisado de forma técnica e clínica.

O município informa ainda que tomará todas as providências administrativas e legais compatíveis dadas a situação apresentada.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também