Ações de orientação e prevenção foram adotadas durante a Operação Estiagem
Concluída em Santa Bárbara d´Oeste, a Operação Estiagem alcançou este ano uma redução de 70% na quantidade de focos de incêndio registrados, se comparado ao mesmo período do ano passado na cidade. De acordo com a Defesa Civil, foram 20 ocorrências desde maio deste ano, quando a operação foi iniciada com a estratégia de conter as queimadas.
Neste período, caracterizado pela falta de chuvas, baixa umidade relativa do ar, quedas bruscas de temperatura, baixa vazão dos mananciais e o aumento de incêndios em área de cobertura vegetal, o Comitê Gestor da Operação Estiagem 2022, constituído por diversas secretariais municipais e o DAE (Departamento de Água e Esgoto), realizou ações de monitoramento e prevenção.
Em 2022, segundo a Prefeitura barbarense, a equipe de Proteção de Defesa Civil do município participou em conjunto com a Polícia Militar Ambiental de Americana da ação de Operação Huracán e Operação Estiagem 2022 para conter focos de queimada e coibir incêndios criminosos na região, fiscalizando as regiões da Fazenda Zanatta e Fazenda Furlan, próximo da antiga Usina Furlan, onde há plantação de cana-de-açúcar e plantação de eucaliptos. Um dos objetivos da operação também foi de orientar e levar informação à população.
Agora, a próxima operação liderada pela Defesa Civil será a Operação Chuvas de Verão, que tem seu início marcado para o dia 1º de dezembro e seguirá até o dia 31 de março deste ano. A Defesa Civil do Estado de São Paulo está oferecendo treinamentos aos municípios para a intensificação das ações.
Em caso de ocorrências e desastres naturais, os moradores podem entrar em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199 (plantão 24 horas) ou por meio do 3454-3075, de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h. O órgão está localizado na Rua Graça Martins, 464, no Centro.