sexta-feira, 17 maio 2024

Guarda de Santa Bárbara d’Oeste participa de ato antidemocrático em Brasília

O GCM esteve presente nos atos que ocorreram no Congresso Nacional, em Brasília, neste domingo (8) 

Foto: Reprodução vídeos das redes sociais

O Guarda Municipal de Santa Bárbara d’Oeste, Gabriel Macedo, aparece num vídeo postado nas redes sociais a caminho das sedes dos três poderes, em Brasília, neste domingo (8). O GCM Gabriel Macedo é identificado por uma mulher, ao lado de uma multidão, que caminhava atrás do guarda, em direção ao Palácio do Planalto e ao Supremo Tribunal Federal (STF).

“Nosso amigo, Gabriel Macedo, vai vendo. O nosso Guarda Municipal de Santa Bárbara. Está aqui no meio junto com nós, fazendo a parte dele”, diz a mulher no vídeo. Macedo é lotado no patrulhamento preventivo da Guarda Municipal de Santa Bárbara d’Oeste.
A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste foi procurada pela reportagem TODO DIA para comentar a participação do GCM na manifestação, mas não respondeu até o fechamento desta edição.

Resposta à reportagem TODO DIA

Por meio de nota, a assessoria da Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste disse que teve acesso aos vídeos publicados na rede social, que mostram eventual participação de servidor público nas manifestações ocorridas neste domingo (8) em Brasília.

Sendo que, a Administração Municipal reitera a defesa do Estado Democrático de Direito, e por conseguinte, entende como injustificáveis os atos de depredação contra o patrimônio público e os crimes contra a democracia que foram praticados.

A nota enfatiza ainda que, a liberdade de expressão e o direito de manifestação de todos não podem ser confundidos com salvaguardas de atos, que atentem contra as normas jurídicas que são balizadoras do convívio e do bem estar da sociedade brasileira.

“No caso das investigações em curso no GDF (Governo do Distrito Federal) apresentarem ou constatarem a prática tipificada nos crimes previstos, a Administração Municipal tomará todas as providências cabíveis”, finaliza a nota.

Foto: GCM Macedo Santa Bárbara/Reprodução Redes Sociais

Até o momento, cerca de 1,2 mil pessoas foram presas por participarem dos atos de vandalismo ontem em Brasília. Os próprios invasores divulgaram vídeos e fotos nas redes sociais. Os manifestantes extremistas invadiram e depredaram os prédios do Palácio do Planalto e do STF.

A Polícia Militar do Distrito Federal reforçou a tropa ostensiva em frente ao QG do Exército, depois da decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também