sexta-feira, 22 novembro 2024

Projeto de Lei propõe distribuição de remédios em casa

Proposta do vereador Eliel Miranda foi protocolada na Câmara de Santa Bárbara d’Oeste 

 De autoria do vereador Eliel Miranda, garante a entrega a domicilio para idosos, deficientes e gestantes.

Esta semana foi protocolado na Câmara dos Vereadores de Santa Bárbara d’Oeste, o Projeto de Lei 191/2022 que institui a política pública de distribuição de medicamentos em domicilio, para pessoas idosas, com deficiência e gestantes.

Na justificativa do primeiro projeto, Eliel Miranda explica que, atualmente, os pacientes que fazem tratamento com medicamento de uso contínuo precisam ir até uma unidade de saúde ou a uma farmácia municipal para retirar esses itens.

Em conversa com o vereador Eliel Miranda, autor do projeto, os serviços públicos essenciais de saúde e promoção social, devem andar alinhados, para assegurar uma agilidade no atendimento daqueles que mais precisam do serviço público. “A assistência social deve estar alinhada com a saúde, com atenção para aquelas famílias que precisam da entrega
de medicamentos em casa. Isso deve acontecer com critérios, aprofundando o olhar social de cada secretaria. A ideia é favorecer os mais necessitados, que por vezes não voz nem tem vez” destacou Eliel.

 MAIS PROJETOS

Outras duas PL foram protocoladas esta semana, sendo: O PL 192/2022 cria o Programa Mãe Barbarense e a PL 193/2022 institui atendimento prioritário às pessoas com albinismo para realização de consultas dermatológicas e oftalmológicas.

O Programa Mãe Barbarense, também de autoria do vereador Eliel Miranda, visa garantir vagas de creches para as gestantes que estejam, fazendo pré-natal em uma das Unidades Básicas de Saúde. A vaga deve ser assegurada quando a gestante atingi o quatro mês gestacional.

Para Eliel, os serviços públicos necessitam ter uma atenção, onde as politicas públicas de cada secretaria se conversem. “Nos deparamos com diversos pedidos de vagas de creche. A Prefeitura tendo conhecimento da quantidade de gestantes que estão em acompanhamento pré-natal pelo SUS, precisa planejar o acompanhamento dessa futura mãe, que vai precisar da vaga de creche. Pensando nisso, é que estamos propondo, para que o executivo, já consiga deixar reservado as vagas para essas crianças que irão nascer”, finalizou o vereador.

Já a PL que institui o atendimento prioritário para pessoas albinas, busca agilizar o atendimento, de forma especial, para esse grupo de pessoas que precisa de um acompanhamento permanente, pelo risco de desenvolvimento de doenças como o câncer, conforme aponta o parlamentar “as principais complicações do albinismo são o câncer de pele e a cegueira, por isso a necessidade de atendimento prioritário a pacientes com essa condição”.

Foto: Reprodução

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também