sexta-feira, 9 maio 2025
SEM VENCIMENTOS

Santa Bárbara tem coleta de lixo suspensa por falta de salários e benefícios; serviço voltou após acordo

Funcionários deveriam receber benefícios no fim do mês passado e o pagamento no quinto dia útil deste mês
Por
João Victor Viana
Caminhões ficaram na garagem durante praticamente toda manhã | Foto: Paulo Vitor/TV TODODIA

Santa Bárbara amanheceu nesta sexta-feira (9) sem coleta de lixo. Os trabalhadores do setor decidiram paralisar os serviços devido ao atraso no pagamento dos salários e benefícios, que foram regularizados no fim da manhã. Após o acerto, os serviços foram retomados por volta das 11h30.

Segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Prestação de Serviços de Asseio, Conservação e Limpeza Urbana de São Paulo (Siemaco-SP), Renata Aguiar, os benefícios deveriam ter sido pagos pela empresa Consórcio ainda no final do mês passado, e os salários na última quarta-feira (7), quinto dia útil do mês.

Na quinta-feira (8), os trabalhadores realizaram uma manifestação. Com a falta de pagamento até então, decidiram suspender as atividades nesta sexta-feira, retomando os trabalhos somente após a regularização.

O secretário de Meio Ambiente de Santa Bárbara d’Oeste, Cleber Canteiro, afirmou que a prefeitura está com os repasses em dia e, inclusive, precisou antecipar o pagamento previsto para o dia 12 para garantir que a empresa cumprisse suas obrigações com os funcionários.

“A gente não conseguiu apurar se foi alguma questão de fluxo de caixa ou alguma falha”, afirmou o secretário.

Após o pagamento, os trabalhadores se reuniram com representantes do sindicato e decidiram solicitar uma reunião com a prefeitura e com a empresa para evitar que o episódio se repita. Segundo Aguiar, também será discutida a possibilidade de ampliação da frota, entre outras demandas da categoria.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também