sexta-feira, 26 abril 2024

Sou Americana assume transporte público amanhã

A Prefeitura de Americana anunciou ontem à tarde que a empresa Sou Americana vai assumir o transporte público da cidade já a partir de amanhã, de forma emergencial.

A nova empresa de ônibus da cidade, pertencente ao Grupo Sancetur, iria iniciar o serviço somente no dia 1º de dezembro, mas foi convocada pela Administração para começar a operar já nesta segunda-feira, por causa da greve deflagrada durante a semana pelos motoristas da VPT (Viação Princesa Tecelã), que dizem temer calote nos pagamentos de verbas rescisórias devido ao rompimento do contrato da empresa com a prefeitura.

Ontem a cidade viveu mais um dia sem ônibus. Segundo a Administração, a entrada da Sou Americana antecipadamente no sistema ocorre “diante da imobilidade da VPT em solucionar seus problemas trabalhistas e atender devidamente o contrato para o qual já recebeu dinheiro”. “A prefeitura se movimentou e a Sou Americana, de forma emergencial, aceitou atender a demanda”, divulgou ontem a prefeitura, via Assessoria de Imprensa.

A partir de amanhã, 30 ônibus da Sou Americana devem atender aproximadamente metade das atuais 35 linhas que servem o município. “São as linhas que cruzam áreas mais distantes, de forma a atender a maior parte da cidade. A preferência é pelas linhas que atendem áreas mais distantes, para garantir que a maioria das pessoas seja atendida”, destacou a Administração.

A prefeitura destacou que a partir de terça-feira, de forma gradual, vai aumentando a quantidade de ônibus e de itinerários atendidos. Mensalmente, o sistema de transporte por ônibus registra, em média, mais de 600 mil passageiros (em torno de 20 mil por dia, na média).

Segundo a prefeitura, os veículos que vão operar já se enquadram nas exigências, são de fabricação nos anos de 2015/2016 e contam com ar- -condicionado. Quem tiver o cartão da VPT, segundo a prefeitura, poderá utilizar normalmente o transporte público, operado pela Sou Americana.

“Mas é importante destacar a necessidade de fazer o recadastramento no 2º piso do Terminal Metropolitano porque, por decreto, a Sou Americana só precisa aceitar o cartão antigo pelo prazo de um mês”, alertou a assessoria de imprensa da prefeitura.

GREVE DA VPT
Desde sexta-feira, o transporte coletivo de Americana está inoperante por conta da paralisação dos motoristas da VPT. Na quarta-feira, os motoristas já tinham feito uma paralisação, sem comunicação prévia, deixando a população sem transporte. A paralisação durou o dia todo.

No entanto, após intermediação da prefeitura, os funcionários em greve decidiram no início da noite que retomariam o trabalho na quinta, com a promessa de manter o sistema funcionando normalmente por cinco dias, até que houvesse uma audiência no Ministério Público do Trabalho (MPT) para tratar do caso. Na sexta, eles entraram em greve de novo.

O TODODIA questionou a VPT ontem sobre a decisão da prefeitura, mas a empresa informou, por meio de sua assessoria, que não vai se manifestar neste momento. A direção do Sindicato dos Condutores de Americana e Região, que representa a categoria, foi procurada, mas ninguém foi localizado para comentar.

COMÉRCIO AFETADO
O comércio de Americana também foi afetado pela paralisação surpresa dos motoristas na quarta-feira, sexta e ontem. De acordo com Dimas Zulian, presidente da Acia (Associação Comercial e Industrial de Americana), houve muita queixa de consumidores por falta de transporte.

“A greve veio justamente na semana em que o movimento tende a ser maior, a semana do 5º dia útil, semana do pagamento. Veio em péssima hora. É difícil recuperar (o prejuízo)”, afirmou.

Zulian explicou que não é possível ainda quantificar os prejuízos, pois não existem medidores para isso, mas diz que a greve causou “grande impacto”.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também