sexta-feira, 26 abril 2024

Morador troca encanamento sem precisar e processa BRK em Sumaré

Justiça deu prazo de 15 dias para concessionária apresentar defesa; consumidor teve prejuízo porque problema estava na tubulação da rua e não em sua residência

A Justiça deu prazo de 15 dias para a BRK (Foto: Divulgação)

Um morador do Jardim Santa Madalena, em Sumaré, trocou todo o encanamento de casa antes de descobrir que o problema estava na rua de sua residência, e pertencia à BRK Ambiental. O caso gerou um processo de danos morais contra a empresa concessionária de água e esgoto de Sumaré.

O problema teve início em 2019, quando Cayo Marcello dos Reis tentou registrar, por várias vezes, protocolos na BRK em razão do esgoto estar “voltando” no encanamento de sua residência, na Rua Oscar de Assis. Em todas as tentativas, ele diz ter sido informado pela equipe da BRK de que se tratava de um problema na parte interna de sua casa.

O morador, então, realizou uma grande reforma no encanamento da residência, o que não resolveu o problema. Após todo o gasto, a própria empresa teria chegado à conclusão que se trata de uma falha na rua, como Reis havia desconfiado. “A reforma teve início no início de 2020 e quando começou a pandemia, foi tudo muito sofrido para a família, já que eles não podiam ficar em casa”, relata Mayara Campos Pereira de Souza, advogada do morador.

O processo que será analisado na 2ª Vara Cível de Sumaré, pelo juiz André Pereira de Souza, cita a concessionária por danos morais e o poder público municipal por omissão.

A Justiça deu prazo de 15 dias para a BRK. A reportagem do TODODIA não conseguiu contato com a BRK para comentar o caso.

ÁGUA E LUZ
Não são apenas problemas isolados que os moradores de Sumaré têm enfrentado. Desde a última quinta-feira (24), diversos bairros da cidade estão sem água.

A BRK comunicou que situações diferentes impactaram o abastecimento nos últimos dias. De acordo com a concessionária, a diminuição de represas em funcionamento reduziu a disponibilidade de água para tratamento na estação e posterior distribuição à população. A BRK ainda explicou que uma alteração na qualidade da água da represa do Horto II afetou o abastecimento nos outros dias.

O forte temporal de terça-feira também causou danos à rede de energia em algumas regiões de Sumaré, problema que foi solucionado na manhã de quarta-feira.

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