Domingo, 24 Outubro 2021

Kebab de frango com molho de iogurte e pão sírio caseiro

Bruna ChacurComida Turca

Kebab de frango com molho de iogurte e pão sírio caseiro

Receita de origem turca 

Kebab de frango (Foto: Divulgação)

Trouxe para vocês uma receita de origem turca, o Kebab. É rápida de preparar e serve para o jantar ou para o almoço, naqueles dias corridos em que não temos tempo de preparar uma refeição mais elaborada. Na versão original é muito rica em acompanhamentos: leva carne em cubos (de cordeiro, de vaca ou frango), pão sírio, legumes e molho de iogurte. Vamos à receita? 

INGREDIENTES
1kg de filé de peito de frango em cubos
100 gramas de iogurte natural
1 colher (chá) de páprica
1/2 colher (chá) de cominho em pó
1/2 colher (chá) de canela em pó
suco de 1 limão
1 colher (chá) de azeite de oliva
sal e pimenta-do-reino a gosto
espetos de madeira para churrasco

MOLHO DE IOGURTE E HORTELÃ
1/2 pepino bem picadinho
suco de 1/2 limão
2 colheres (sopa) de folhas de hortelã
picadas
200 gramas de iogurte natural cremoso
1 colher (chá) de páprica
1 colher (sopa) de azeite de oliva
sal e pimenta-do-reino a gosto

PÃO SÍRIO
Aproximadamente 500 gramas de farinha
de trigo
270 ml de água
2 colheres (chá) de açúcar
1 colher (chá) de sal
60 ml de azeite de oliva
10 gramas de fermento biológico seco

MODO DE PREPARO

Para o pão sírio
Em uma tigela adicione a farinha de trigo, o açúcar, o fermento biológico seco. Misture tudo. Acrescente o sal ao redor, no centro o azeite de oliva e a água. Misture bem. Transfira para uma superfície enfarinhada e sove bem a massa, até que ela fique lisa e homogênea. Forme uma bola, coloque dentro da tigela, cubra com filme plástico e deixe descansar até dobrar de tamanho.

Após esse tempo, coloque a massa em uma superfície enfarinha, forme uma bola e divida em oito porções. Forme bolinhas com cada pedacinho. Deixe descansando por 15 minutos. Após, pegue cada bolinha, abra com as mãos e continue abrindo com um rolo e girando para ficar redondo. Coloque os pães em uma forma e leve ao forno preaquecido a 200 graus, por aproximadamente 7 a 10 minutos, ou até dourar.

Para o molho de iogurte e hortelã
Em uma tigela adicione todos os ingredientes e misture bem. Cubra com filme plástico e deixa na geladeira até a hora de servir.

Para os kebabs de frango
Para o tempero, em uma tigela adicione o iogurte, suco de limão, páprica, cominho em pó, pimenta do reino, sal e azeite. Misture. Em uma tigela grande adicione os cubos de frango, despeje o tempero, misture bem, cubra com filme plástico e deixe marinando na geladeira por 30 minutos.

Coloque os espetos que serão utilizados nos kebabs de molho na água, para evitar que ressequem ou queimem durante o cozimento. Na hora de usar, retire-os da água, seque-os em um pano e forme os espetinhos de frango.

Em uma frigideira bem quente, regue com azeite e doure os espetinhos de frango de todos os lados.

Monte uma mesa bem bonita com os pães, o molho de iogurte, os kebabs de frango e alguns acompanhamentos como tomate picado, fatias de cebola roxa e folhas de hortelã. E, para comer da forma tradicional, como na Turquia, pegue o pão sírio, corte ao meio formando duas partes, coloque um sobreposto ao outro e adicione tomate picado, cebola roxa, folhas de hortelã, um pouco do molho de iogurte, por cima coloque os cubos de frango e finalize com mais molho de iogurte. Enrole o pão e feche com papel manteiga.




 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Domingo, 24 Outubro 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://tododia.com.br/