A casa foi inspirada no restaurante Dom Duarte, que fica em Leira (Portugal) desde 1984
O Chicko Taberna Portuguesa, localizado na Rua Antônio Lapa, no Cambuí (Campinas), surgiu da união entre amigos, investidores portugueses, com um objetivo em comum: o de trazer a tradicional gastronomia portuguesa para o Brasil.
A casa foi inspirada no restaurante Dom Duarte, que fica em Leira (Portugal) desde 1984, têm como carro-chefe um frango suculento feito na brasa, além de pratos com camarões, polvo, arroz de pato, alheira (linguiça típica portuguesa), caldos e o tradicional bacalhau.
O chef e sócio-proprietário, Diego Macan, começou a atuar com o grupo como consultor e logo depois foi convidado para a sociedade e para assumir o cargo de chef executivo da taberna. Ele conta que a casa foi sendo aberta e inaugurada aos poucos, justamente no auge da pandemia de Covid-19, em 2020.
“Nasceu de máscara”, conforme Macan: teve a inauguração adiada de março de 2020 para abril de 2020 e iniciou as atividades apenas no delivery, com as portas efetivamente abertas aos clientes somente em agosto de 2020, com restrições, passando a operar em sua totalidade a partir do segundo semestre de 2021.
Fidelidade às raízes
“O Chicko tem o compromisso de trazer uma gastronomia 100% fiel à cozinha portuguesa. A gente se orgulha em dizer que aqui não tem nada abrasileirado, nada gourmetizado nem alterado. A cultura portuguesa é muito tradicional, com aquelas toalhas que vão até o chão, guardanapos bordados à mão em ponto cruz, azulejos portugueses, mas aqui a tradição é mantida na gastronomia, num ambiente desconstruído. Nós temos a renda portuguesa, mas ela está na parede interna, nós temos o ponto cruz, mas ele está na fachada”, detalha o chef.
A garantia de que os pratos são realmente fiéis à culinária lusitana vem dos demais sócios e investidores, segundo Macan, que experimentam os pratos elaborados por ele e os aprovam ou não, conforme são remetidos às raízes familiares.
O restaurante foi implementado numa casa antiga da Rua Antônio Lapa, com projeto arquitetônico assinado pela Superlimão. A fachada, citada por Macan, foi concebida com o trabalho de um grupo de senhoras, que não apenas fez os bordados em ponto cruz, como também orientou na aplicação.
Delícias portuguesas
O cardápio do Chicko Taberna Portuguesa é vasto e atende não só os amantes da cozinha portuguesa – com os tradicionais Bacalhau a Brás (com batata palha e ovo, finalizado com salsinha, azeitonas e azeite); Arroz de Pato (com pato desfiado, bacon e chouriça portuguesa, acompanhado por salada de laranja com cebola) ou a Carne de Porco à Alentejana (marinada no vinho e cozida na cerveja, finalizada com molho exclusivo, amêndoas e batatas fritas em cubos, com picles de cenoura e couve flor) – mas também ao público que trabalha na região, com pratos executivos e um toque português em cada um, seja nos cortes das carnes ou em alguns ingredientes típicos.
No jantar, de segunda à sexta, o menu conta com 5 pratos à base de bacalhau, 8 especialidades regionais portuguesas, cortes de carne vermelha típicos e outros. Já entre os pratos que conquistaram o paladar dos clientes estão, além do Arroz de Pato, a Francesinha (prato da região do Porto com fatias de pães intercaladas com carne bovina, presunto e linguiça, coberta com queijo derretido, servida com batatas fritas e molho à base de vinho do porto, conhaque e tomates, condimentado com o famoso piri piri português); O Polvo à Lagareiro (cozido e, em seguida, grelhado, regado com azeite quente, onde foram alourados alho e pequenos pedaços de cebola, acompanhado de batatas ao murro), o tradicional Bolinho de Bacalhau, entre muitas outras opções.
A taberna faz entrega por delivery e funciona de segunda à sexta, das 11h30 às 15h no almoço, e das 18h às 23h no jantar. Aos sábados e domingos, a casa fica aberta das 11h30 às 23h.
Chicko Taberna Portuguesa
R. Antônio Lapa, 382 – Cambuí – Campinas (SP)
Fone/WhatsApp: (19) 99972-1445
Para mais informações sobre a casa e o chef, acesse:
Uma casa portuguesa com certeza!
Gosto desta cozinha tradicional, pois é uma culinária cheia de história e muito saborosa.
O Chicko apresenta um cardápio não apenas de bacalhau,mas de muitos dos grandes pratos regionais de além-mar. No coração do Cambuí, um lugar bonito, minha dica é para conhecer a taberna e desfrutar.
Pois pois, vamos lá!
por Cris Pisoni