quinta-feira, 18 abril 2024

O Mió do Queijo

Produtos nacionais artesanais  

Quem é curioso sobre gastronomia provavelmente já provou algum tipo de queijo ou iguaria típica importada. Mas quantos queijos e produtos artesanais brasileiros você conhece e provou? Se o número for menor do que o total de itens importados, está mais do que na hora de reverter esse placar. Primeiro, porque são deliciosos. Segundo, porque muitos dos produtores e produtos estão próximos de nós.

E garantir essa visibilidade faz parte da proposta principal da loja de queijos e produtos artesanais brasileiros O Mió do Queijo, localizada na Vila Santa Catarina, em Americana, para continuar fomentando o produto artesanal brasileiro de origem e oferecendo 168 itens, de diversos estados.

No cumprimento dessa nobre missão, estão à frente tanto da loja quanto do e-commerce – criado pela marca durante a pandemia e que hoje se transformou no maior a comercializar produtos artesanais do País – o casal de proprietários Paula Andrade e Alex Andrade.

Andrade, jurado de queijos em concursos nacionais e internacionais, com formação em marketing de vendas e pós-graduado em marketing estratégico, conta que, desde o início, sua relação com os produtores esteve voltada às vendas. “Sempre foi voltada a ajudá-los no que mais sei fazer: vender. Não significa ter apenas a relação de compra e venda, muito pelo contrário, é ajudá-los a montar ficha técnica, entender margens, corrigir erros, inibir abusadores e outras necessidades”, esclarece.

Começo de uma paixão

A atenção do proprietário se voltou aos queijos e produtos artesanais brasileiros depois de uma fase difícil. Já a loja foi inaugurada em agosto de 2019, a pedido de muitas pessoas que já conheciam e acompanhavam a marca em eventos, nos quais apresentavam e comercializavam os produtos.

“Decidimos ter nossa loja física, apesar do projeto O Mió do Queijo ter iniciado em final de 2016, em eventos por todo o Brasil. Comecei depois de um problema grave de saúde, que me fez sair do mundo corporativo, onde estive por 15 anos seguidos. Já o e-commerce surgiu pelo desespero do início da pandemia, em abril de 2020, pois tínhamos um estoque muito alto, por conta dos eventos”.

Alex Andrade explica que foi o queijo parmesão da Alagoa (MG), como o produto era chamado, que o despertou, durante um acampamento com amigos. “Um deles levou este queijo, desconhecido por mim, e eu o colocava todos os dias em nosso café da manhã. Minha esposa, sábia como todas as esposas, me disse: Você, que não é um apaixonado por queijos, está impressionado com este. Imagine para quem tem esta paixão? Neste segundo, percebi que eu podia fazer algo por aquele produto desde sua cadeia inicial. E cinco meses depois deste dia, já estava comercializando mais de 600 kg dele em eventos”.

A partir de 2018, com o grande volume de vendas em eventos, outros produtores passaram a procurá-lo para apresentar o que produziam. “Eu pude entender a história deles, sonhos e para onde queriam ir com o projeto, ajudei muitos. Hoje, recebo ao menos três produtos por semana do país todo, para avaliar, pois esperam a inclusão em nosso e-commerce, devido ao volume de vendas”, revela.

Total de 168 itens nacionais

Entre os produtos artesanais comercializados pela marca estão 50 queijos, 10 de charcutaria (embutidos), 30 doces, 30 antepastos, 15 temperos, 20 artesanatos, 5 cafés especiais, 8 azeites, e, em breve, bebidas. Todas brasileiras e artesanais.

Os itens de maior destaque e mais vendidos, de acordo com o proprietário, são a goiabada cascão cremosa (di-vi-na!), assim como o queijo canastra e o salame artesanal gaúcho.

Novidade na loja física + e-commerce

A partir de novembro, a loja O Mió do Queijo foi ampliada para que clientes e turistas que a visitam possam se sentar e comer uma tábua de produtos brasileiros, segundo o conceito australiano grazing table, que significa comida pastoreira, para ser comida com as mãos. Isso corre todas as sextas, até às 22h.

Já o site da marca entrega em todo o Brasil, por métodos diferentes de envio, a partir de análise do pedido e da melhor forma de entrega, para garantir ao cliente a melhor experiência possível. Pelo site são processados de 50 a 100 pedidos ao dia, o que já resultou em mais de 30 mil clientes na base de dados, “com muito orgulho”, reafirma Andrade.

O Mió do Queijo

Rua Tuiuti, 1.065 – Salas 7 e 8 – Vila Santa Catarina – Americana (SP)

F: (19) 3406-3435/ WhatsApp (19) 99838-7226

Para mais informações sobre a casa, acesse:

https://www.facebook.com/omiodoqueijo

https://www.instagram.com/omiodoqueijo/

https://www.omiodoqueijo.com.br 

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