sexta-feira, 26 abril 2024

História da Barbearia – Parte I

Nas próximas colunas vamos falar um pouco sobre a história da Barbearia.

Segundo achados arqueológicos, o ser humano já tinha o hábito de cuidar dos cabelos no período pré-histórico, quando confeccionavam navalhas e pentes em pedra. Contudo, foi no Egito, aproximadamente 5.000 a.c, que a arte de cuidar dos cabelos chegou ao auge.

A habilidade dos cabeleireiros no uso de escova, tesouras e navalhas com loções de tratamento eram prestigiados pelos faraós.

Em Atenas, no século 18, foram criados os primeiros salões de barbeiros, constituídos em praça pública e de uso exclusivo para os homens.

Conversas sobre política, esportes, eventos sociais e é claro mulher, eram assuntos de filósofos, escritores, poetas e políticos, enquanto faziam ondas nos cabelos e eram barbeados.

Acreditem se quiserem, mas havia até cuidados de manicure, pedicure  e massagens.

Entre os costumes da época, a moda egípcia exigia que homens e mulheres usassem perucas de cabelo humano ou de lã de carneiro.

As barbas postiças eram populares entre os homens e a tintura azul-escuro era usada para conseguir a cor preta (predileta) tanto para barbas, quanto para perucas.

A henna, um pó feito das folhas da alfena egípcia, dava um tom vermelho-alaranjado aos cabelos e unhas.

Na Roma Antiga, as barbearias também tiveram seu papel e continuaram sendo instituições sociais, tendo um grande número de barbeiros que prestavam seus serviços nos mercados e casas de banho públicas.

Os cidadãos prósperos ofereciam aos seus convidados os serviços dos seus barbeiros particulares.

Ainda no século 18, barbearias tradicionais ganharam um dos objetos que mais a identificaria ao longo da história: a cadeira, além de uma bacia de água e claro, a navalha.  E assim iniciou a história da arte da barbearia, que sobrevive até hoje, aliando tradição e tecnologia.

Gostaram do assunto? Semana que vem tem mais!

 
Marcelo Rodrigo é Hair&Barber, visagista e terapeuta capilar, expert K-Kérastase, embaixador BEARD BRASIL e sócio-proprietário do salão Oficina de Beleza, em Americana

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também