sexta-feira, 22 novembro 2024

A arte como forma de ‘R(existir)’

Como diria o filósofo Friedrich Nietzsche, “sem música a vida seria um erro”. Erro poderia ser também não considerar a mesma reflexão para outras vertentes artísticas. 

Sabendo disso, o Senac de Americana promove um sarau com diversas atrações artísticas hoje (26), a partir das 18h30, como mais uma das atividades da “R(existir): Semana da Cultura de Paz” que está realizando. 

O sarau contará com exposições de artes visuais e literatura, bem como apresentações musicais, teatrais, declamação de poesia e de cultura popular. 

A programação foi iniciada na segunda-feira com oficinas de estamparia em camiseta, uma intervenção artística e uma palestra sobre feminicídio. Na terça-feira, as atividades seguiram com um bate-papo sobre “ser homem”, uma oficina de grafite e de uma sensibilização seguida por uma apresentação teatral sobre discursos de ódio. Ontem (25), foi programada a “Caminhada pela Paz”, às 16h. As ações da semana se encerram hoje com o sarau que contará com a participação de dezenas de artistas de Americana e região. 

NECESSIDADE 

Segundo Diogo Teixeira, gerente do Senac Americana, alguns apontamentos foram levantados para definir a temática da programação. “Diante da intolerância, do discurso de ódio, das violências, das injustiças e de tantos contextos sociais ameaçadores em nosso tempo, como podemos “R(existir)” propagando a cultura de paz e a não violência?”, questiona. 

Para ele, a proposta do Senac São Paulo vai de encontro com a necessidade de promover atividades como esta, pois é um ambiente, por princípio, amistoso e colaborativo. “Aqui, aprendemos juntos, inovamos e formamos, além de profissionais, cidadãos conscientes e responsáveis por transformar vidas e a sociedade”, explica. 

PAZ 

Diogo ainda destaca que a cultura de paz está intrinsecamente relacionada à prevenção e à resolução não-violenta dos conflitos. “É uma cultura baseada em tolerância, solidariedade e compartilhamento em base cotidiana, que respeita todos os direitos individuais”. 

Com o propósito de manter uma atmosfera pacífica, de convivência harmoniosa e colaborativa, com o objetivo de contribuir com o desenvolvimento de competências essenciais para lidar com essas situações, o Senac São Paulo criou o Programa Senac Cultura de Paz. Neste programa, cada unidade do Senac tem autonomia para propor e realizar ações locais. Desta forma, a “Semana de Cultura de Paz” acontece pelo 4º ano consecutivo em Americana. 

“A arte é uma forma de expressão, de comunicação e de demonstração de sentimentos. Com isso, valorizar as diversas formas de arte passa a ter fundamental importância para o desenvolvimento educacional e cultural das pessoas”, completa Diogo. 

PROGRAMAÇÃO DO SARAU
EXPOSITORES Isa Whitaker Leonardo Smania Grilo Júlia Motta Katya Forti Gabriel Yukio Angela Tavares Ana Rainha Carlos Ragazzo Fim de Feira Capitu na Concha Coletivo Apoema Coletivo Porã Entre Todas As Formas Que Não Existem Você Não Sabe Quem Nós Somos  
APRESENTAÇÕES  Casa Terra Baque Mulher Trupe do Interior Cia. Aurora Sandro Livahck e Ed Cleiton 
 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também