quinta-feira, 18 abril 2024

Concerto gratuito na igreja, com música barroca e clássica

Maestrina da Unicamp e spalla da OSMC apresentam peças de Mozart, Beethoven, Bologne, Gluck e Haydn 

Maestrina | Cinthia Alireti será a regente convidada (Foto: Divulgação)

Com entrada franca, a Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas se apresenta neste sábado, 9 de abril, às 18 horas, na Igreja Santo Antônio. A regência é da maestrina convidada, Cinthia Alireti, tendo como solista de violino o spalla da Sinfônica, Walter Finatto. O programa está recheado com várias pérolas da música barroca e clássica, incluindo obras de Wolfgang Amadeus Mozart, Joseph Bologne, Ludwig van Beethoven, Christoph Willibald Gluck e Joseph Haydn.

O concerto terá início com a abertura da ópera “O Amante Anônimo”, uma ópera de câmara de 1780. De autoria de Bologne, um compositor negro pioneiro e contemporâneo de Mozart, a obra foi injustamente negligenciada. Conta a estória de Léontine, bela e jovem viúva que surpreendentemente começa a receber inúmeras cartas e presentes de um admirador secreto. No entanto, seu grande amigo Valcour, que se dizia desinteressado, confessa ser o apaixonado misterioso.

A peça de Beethoven, ‘Romance para Violino e Orquestra no. 2’ é uma de duas composições importantes que marcam uma preparação para o seu concerto para violino. Foi escrita em 1798 e publicada após 1805. O acompanhamento é para flauta, oboés, fagotes, trompas e cordas.

‘Intrada de Bastien e Bastienne’, de Mozart, é uma peça de inspiração popular e pastoral, que narra os amores tumultuados da pastora Bastienne com o pastor Bastien, intercalados com as intromissões e truques de um adivinho da aldeia onde moram.

O concerto segue com “A Dança dos Espíritos”, da ópera Orfeu e Eurídice. A obra é a mais famosa de Christoph Gluck, reconhecido por realizar a transição entre a ópera barroca e a ópera clássica.

Cinthia Alireti é a regente titular e co-diretora artística da Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU). Tem se destacado como diretora musical de diversas produções de óperas. 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também