sábado, 27 abril 2024

Segundona: Guarani e Zanaga são eliminados

Após mais de um mês, terminou o imbróglio que paralisou dois dos quatro confrontos de quartas de final da 2ª divisão do Campeonato Amador de Futebol de Americana. A Comissão Julgadora da LAF (Liga Americanense de Futebol) acatou o recurso do Corinthians e eliminou da competição o Guarani da Vila Amorim e o Zanaga F.C, os classificados do grupo B na 1ª fase, por conta de irregularidades na inscrição de jogadores. 

A questão trata do artigo 7º do regulamento, que autoriza a equipe inscrever até quatro atletas que atuaram na primeira divisão neste ano. Em sua defesa, o Guarani alegou que um dos jogadores nessa condição – seria o quinto da lista – não participou de jogos da equipe ao longo do torneio, portanto o limite não teria sido estourado. A comissão, porém, entendeu que apenas o fato dele ter sido inscrito para o campeonato já configura a irregularidade. 

O Zanaga alega ter consultado a direção da Liga a respeito da condição de seu elenco e ter o aval para escalá-los. Em sua decisão, a comissão indica que o clube é o responsável pela inscrição e deveria ter questionado seus jogadores, um a um, aqueles que haviam entrado em campo na primeira divisão. 

EM CAMPO | Zanaga venceu três jogos e perdeu um

O Guarani fez uma primeira fase com campanha perfeita de 12 pontos, com quatro vitórias nas quatro partidas realizadas, 18 gols marcados e apenas um sofrido. O Zanaga, por sua vez, segundo colocado do grupo B com nove pontos, venceu três jogos e perdeu um, com 13 gols pró e cinco contra. O Corinthians, terceiro, com seis, e o Americana, o quarto, sem um ponto sequer na competição, são os beneficiados pela decisão e avançam. 

Com a decisão do tapetão, os novos confrontos das quartas de final passam a ser Mirandola x Americana e Corinthians x Unidos do Guanabara. Do outro lado da chave, o Cidade Jardim já garantiu presença na final do campeonato, após eliminar Boa Vista e Jardim da Paz nos mata-matas, e o acesso à primeira divisão do ano que vem. 

CLUBES 

O TODODIA ouviu os representantes dos clubes punidos na última segunda-feira. Helerson Crepaldi, dirigente do Guarani, afirmou que o clube ainda não decidiu se entrará ou não com recurso à decisão, mas que o clube pensa em abandonar as competições organizadas pela entidade. 

Já André Fassin, diretor do Zanaga, alega ter consultado a LAF antes da inscrição dos jogadores e acusa a entidade de tê-los liberados para atuar. O cartola ainda denuncia a presença de integrantes da comissão técnica do Corinthians na direção da entidade, o que, segundo ele, teria influenciado na decisão. 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também