Americana recebeu em 2022 o Certificado de Município VerdeAzul, programa da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado. A cidade ficou na primeira colocação entre os municípios da RMC (Região Metropolitana de Campinas) e figura na 16ª posição no ranking estadual considerando os 645 municípios.
Criado em 2007, o programa visa medir e apoiar a gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nas cidades. O Município VerdeAzul estimula e auxilia prefeituras paulistas na elaboração e execução de políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável.
Os municípios são avaliados em uma série de quesitos, como estrutura e educação ambiental, conselho ambiental, biodiversidade, gestão das águas, qualidade do ar, uso do solo, arborização urbana, esgoto tratado e resíduos sólidos.
Na penúltima edição do ranking, divulgado em 2020, Americana ficou na 38ª posição, com nota de 88,98. Na edição de 2022, que tem como base os dados coletados em 2021, a cidade recebeu nota de 90,67, subindo para a 14ª posição. O município tem a melhor avaliação da RMC e a segunda melhor entre as 76 cidades que fazem parte da Bacia PCJ (dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí).
De acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, os índices atuais podem ser atribuídos a fatores como a ampliação da educação ambiental (que ocorreu de maneira remota durante a pandemia), aos concursos temáticos de redação, vídeo e podcast, a destinação correta de resíduos de construção civil, a ampliação da coleta seletiva e a conscientização e reformulação da lei municipal de arborização urbana.
O prefeito Chico Sardelli comemorou a certificação. “Cuidar do meio ambiente é cuidar do futuro das próximas gerações e é uma bandeira prioritária nossa”, disse.
ENCONTRO
Neste mês, Americana foi sede do Encontro do Programa Município VerdeAzul (PMVA), realizado no último dia 2, no Senac, e que reuniu representantes de 13 municípios para discutir as diretivas do programa. O evento foi promovido pela Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo (SEMIL), em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente (SMA) da Prefeitura de Americana.
Além de Americana, também participaram do encontro representantes das cidades de Analândia, Louveira, Campo Limpo Paulista, Limeira, Araras, Rio Claro, Santa Gertrudes, Nova Odessa, Monte Mor, Indaiatuba, Santa Bárbara d’Oeste e Sumaré.
Os objetivos do PMVA e suas diretivas foram explanados pelo coordenador do programa, André Simas, e pela equipe técnica da secretaria estadual.