Quarta, 27 Outubro 2021

Imóveis: Vistoria técnica deve ser feita todo ano

Imóveis: Vistoria técnica deve ser feita todo ano

O desabamento do edifício Andrea, em Fortaleza (CE), ocorrido no dia 15 de outubro e que deixou nove mortos, trouxe à tona a importância de identifica

O desabamento do edifício Andrea, em Fortaleza (CE), ocorrido no dia 15 de outubro e que deixou nove mortos, trouxe à tona a importância de identificar com antecedência problemas que possam surgir na estrutura de prédios. 

O diretor de insumos e tecnologia da vice-presidência de Tecnologia e Sustentabilidade do Secovi-SP, Marcos Velletri, afirma que vistorias técnicas devem ser feitas anualmente. 

Uma vez que algum problema, como rachaduras ou infiltrações, tenha sido identificado, o síndico deve pedir a realização de um laudo técnico. "Geralmente, um engenheiro faz a primeira vistoria e, depois, cada condomínio procura alguém mais especializado para tratar do problema que for identificado", afirma. 



[caption id="attachment_29299" align="aligncenter" width="1920"] TUDO CERTO | Deve-se manter o condomínio em ordem

No prédio onde o síndico João Zanetti trabalha, antes de pedir um laudo técnico, os problemas encontrados são discutidos em assembleia. Porém, Zanetti diz que, mesmo sem aprovação, se o caso tiver caráter emergencial, o síndico tem autonomia para contratar o serviço. 

"O síndico pode até utilizar o fundo de reservas do prédio se a situação for emergencial. Manter o condomínio em ordem é a nossa responsabilidade e nosso dever", diz Zanetti. 

Ele também explica que, geralmente, as construtoras oferecem garantia de um ano para problemas que possam acontecer em esquadrias, portas ou fiação, e de cinco anos para problemas estruturais. 

O diretor de cursos do Instituto de Engenharia, Marco Antonio Gullo, aconselha que todos os moradores do condomínio devem estar atentos a possíveis reformas nos vizinhos. 


"Se um vizinho está mudando o apartamento, é importante que ele não fure nenhuma viga, não derruba paredes estruturais e não diminua a largura de um pilar", afirma Gullo.

Para ele, 90% dos problemas estruturais podem ser evitados. 



[caption id="attachment_29297" align="aligncenter" width="1920"] GARANTIA | Construtoras oferecem praz de um ano para possíveis problemas nas obras
 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quarta, 27 Outubro 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://tododia.com.br/