sábado, 18 maio 2024

Mais atenção ao meio ambiente

Sumaré está ganhando nova cor. A Prefeitura tem devolvido à cidade o verde da natureza que há muito tempo se perdeu. Aproximadamente 25 mil mudas já foram plantadas, criando cinturões verdes em áreas até então degradadas. Além da recuperação ambiental, a ação também beneficia a saúde de quem vive na cidade.
A expectativa é que até 2020 sejam plantadas 180 mil novas árvores de diversas espécies por meio do projeto Replantar, desenvolvido na gestão do prefeito Luiz Dalben. Os plantios contam com participação dos alunos da rede pública de ensino, que estão sendo envolvidos neste projeto que busca, também, conscientizar para a preservação do meio ambiente.
“O objetivo é conscientizar nossas crianças desde cedo sobre a importância de preservar e cuidar do meio ambiente e da nossa cidade. Garantir o desenvolvimento sustentável de Sumaré, envolvendo toda a comunidade neste processo, é um dos principais compromissos do nosso governo”, explicou o prefeito Luiz Dalben.
Segundo o vice-premudas, a Prefeitura também tem feito um forte enfrentamento para coibir o descarte irregular de resíduos. Cerca de 110 mil toneladas de lixos e entulhos foram retirados das ruas e áreas verdes em um ano e meio de projeto.
Após serem limpas, estas áreas também estão recebendo novas mudas, promovendo a recuperação do solo degradado e evitando novos descartes.
E toda cidade está envolvida nesta ação ambiental. Desde o ano passado, as sete administrações regionais recebem pequenas quantidades de entulhos de moradores, auxiliando-os no descarte correto. A fiscalização também foi intensificada e foi criado o Disque Denúncias do GPA (Grupo de Proteção Ambiental) da Guarda, exclusivo para crimes ambientais. O número é 0800 773 8900.
PARQUE
Outro presente para o meio ambiente de Sumaré é o projeto para construção de um parque linear acompanhando o curso do Córrego Pinheirinho, que desemboca na Represa do Marcelo, na região central.
A ideia é criar uma área de lazer para a população, além de promover a recuperação da mata ciliar ao entorno do córrego, evitando riscos de transbordo e criando novos cinturões verdes dentro do perímetro urbano.
Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também