sexta-feira, 26 abril 2024

Tosse dos Canis

Bastante comum em época de frio 

(Foto: Divulgação)

Com a chegada das baixas temperaturas, assim como nós seres humanos, nossos pets também precisam ficar protegidos do frio para evitar doenças e a famosa tosse canina, uma das mais comuns entre os cães.

Para o médico veterinário e professor do curso de medicina veterinária da FAM, Mauricio Etechebere, esta tosse canina também é conhecida como a gripe dos cães.

“Um exemplo disso é a Traqueobronquite Infecciosa Canina, mais conhecida como tosse dos canis ou, de um jeito mais simples: gripe dos cães. Embora não seja muito comentada, os cães sofrem bastante com a doença causada pela bactéria Bordetella bronchiseptica e pelo vírus da Parainfluenza canina, porém pode ter sinais agravados por infecção de outras bactérias ou vírus que também acometem o aparelho respiratório do animal.

É uma zoonose, ou seja, se trata de uma doença que pode ser transmitida de animais para humanos”, comenta.

Para os tutores, os sinais na rotina com o pet como a tosse ou outros problemas respiratórios devem ser contados ao médico veterinário. Sintomas como a tosse, coriza, espirros, febre e falta de apetite são comuns nos pets com sinais de gripe.

“Para prevenir, há uma vacina para a tosse dos canis que minimiza os sinais respiratórios e diminui a transmissão para outros cães. O veterinário poderá indicar qual seria o melhor tipo de vacina que o pet deverá tomar, podendo ser aplicada por via intranasal, injetável via subcutânea, ou oral; sendo duas doses e reforço anual”, afirma Mauricio. 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também