Desde que o Brasil é Brasil, o regime escravocrata que permeou a história do nosso país por mais de 350 anos continua deixando resquícios na sociedade até os dias atuais. Uma dessas mazelas é o racismo contra negros e negras – os quais, segundo os dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), representam 54% da população brasileira.
Apesar de serem a maioria, esse crime continua fazendo vítimas diariamente, algo que não passa despercebido pelas pessoas. De acordo com a pesquisa “Percepções sobre o racismo no Brasil”, realizada pelo Ipec (Inteligência em Pesquisa e Consultoria Estratégica), mais da metade (51%) dos brasileiros declara já ter presenciado um ato de racismo, e seis em cada dez pessoas (60%) consideram que o Brasil é um país racista.
A desigualdade racial está presente na estrutura da nossa sociedade de diversas formas, como no acesso à educação, nas relações sociais, políticas e posições de poder. Com essa premissa, a TV TODODIA estreia uma série de reportagens especiais sobre o racismo e suas diferentes vertentes, como na vivência diária, no esporte, na política e na construção cultural.
“Resgatamos não só a história e a importância dessa raça, mas principalmente para mostrarmos que, mesmo estando em uma era moderna, ainda parece que vivemos na escravidão. Além disso, com a evolução das mídias, percebemos que, ao invés de serem usadas para mostrar conquistas e o positivismo desta raça, é feito justamente o contrário. Por isso, a equipe de reportagem da Rede TODODIA se debruçou em pesquisas e personagens que enriquecessem estes episódios e mostrassem justamente o lado da igualdade racial”, disse Sabrina Furlan, diretora de jornalismo e gestora de conteúdos da Rede.
A série de reportagens estreia na segunda-feira (14), no canal 14 digital, canal 8 da TV a cabo (Nova Odessa – Inov), na plataforma de streaming www.tvtododia.com.br, canal do YouTube e em nossas redes sociais.