sábado, 27 abril 2024

Barbarense na final em Madri

Eleito melhor árbitro do Campeonato Brasileiro, Raphael Claus, de Santa Bárbara d´Oeste terá um fechamento de ouro para a temporada, que será a de trabalhar na final da Copa Libertadores da América. A decisão entre os argentinos Boca Juniors e River Plate está marcada para domingo, no estádio Santiago Bernabeu, em Madri, na Espanha.

Integrado às novas tecnologias, Claus será responsável em dar suporte ao trio que irá tirar dúvidas da arbitragem através do VAR (árbitro de vídeo). “É uma ferramenta muito importante e um caminho sem volta”, disse o árbitro à reportagem do TODODIA momentos antes de embarcar para a Espanha.

Para o juiz, o VAR só traz aspectos positivos e produz uma mudança de postura e de comportamento nos atletas, o que deve ser verificado neste domingo. “É algo novo para todos, tanto para jogadores, mídia e para própria arbitragem”, explicou Claus.
O barbarense chega respaldado ao trabalho devido aos diversos jogos em que trabalhou com o suporte do VAR, como confrontos da Copa do Brasil, da própria Libertadores entre River e Independiente, e também na semifinal entre Fluminense e Atlético Paranaense, válido pela Copa Sul-Americana.

Claus relata que os jogadores ficam cuidadosos com a presença do árbitro de vídeo e isso também reflete no trabalho de arbitragem. “Temos a imagem a nosso favor e uma segunda chance para verificarmos as nossas decisões”, explicou.

O fechamento da temporada em Madri servirá para coroar um ano trabalhoso e exitoso dentro do futebol nacional, em que foi escolhido como o melhor árbitro do Campeonato Brasileiro. Para ele, é o resultado de um trabalho de equipe.

“Os dois assistentes, Danilo Maniz e o Rogério Zanardo são específicos para a regra do impedimento. Thiago Peixoto e Rodrigo Guarizo também me auxiliaram muito no controle da área e o Fabrício de Moura executou bem suas tarefas. Sem eles, ficaria mais dificil”, completou Claus, que trabalhou em 23 das 38 rodadas do Brasileirão.

É o segundo ano consecutivo que Claus fica no topo da lista de árbitros do Radar, um sistema de monitoramento de atuação dos árbitros. Ele levou um prêmio de R$ 200 mil.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também