Por Denis Andia
A relação entre Americana e Santa Bárbara d’Oeste traz consigo uma longa história de gente trabalhadora e dedicada. Tamanha disposição fez nascer um pedacinho querido do Brasil, de gente acolhedora, bem aqui, em meio a uma região tão progressista do Estado de São Paulo.
Cidades que caminharam em tempos distintos de desenvolvimento, cada uma ao seu, mas que sempre estiveram interligadas no seu dia a dia, através das pessoas. O que faz bem a uma cidade, beneficia a outra de alguma forma e vice e versa.
Cada dia mais, o desafio de continuar crescendo juntas e fortes nos coloca novas necessidades de integração, que vão do transporte à segurança pública, da mobilidade ao lazer, da saúde à qualidade da água.
Diante disso, é essencial buscar soluções compartilhadas para muitas dessas áreas, através de novos e maiores investimentos do que aqueles que pudemos dispor até aqui. Um horizonte novo de pensamento que ultrapasse nossas fronteiras e nos acolha como uma pequena metrópole de quase meio milhão de habitantes, pujante economicamente e vigorosa para acolher investimentos que olhem para esse conjunto ao qual se soma nossa vizinha Nova Odessa.
É fundamental obtermos das esferas estaduais e federais não apenas os recursos que nos são devolvidos a duras penas, no conta-gotas das emendas, mas os grandes investimentos compatíveis à nossa realidade, à altura do que somos todos juntos.
Para isso, é indispensável que a interlocução e representação junto a essas esferas tenha o olhar no dia a dia e no momento que vivemos. Trabalhar com planejamento, praticidade e visão administrativa para realmente colaborar com os gestores locais e a nossa gente.
Os últimos anos, como prefeito de Santa Bárbara d’Oeste e presidente da Região Metropolitana de Campinas, me proporcionaram conviver com os mais diversos desafios e também aprender a superá-los com trabalho e inovação.
Com muito respeito a tudo o que nos trouxe até aqui, acredito que é possível fazer ainda mais e melhor por nossas cidades, por nossa região.
Vamos em frente, fazer o novo juntos!