quinta-feira, 26 dezembro 2024

75% dos brasileiros defendem programas de transferência de renda, segundo o DataSenado

Estudo ainda revela, que 21% se mostram contrários à ideia 

Uma pesquisa divulgada pelo Instituto DataSenado, aponta que 75% dos brasileiros são a favor da manutenção de programas de transferência de renda. Chamado de “Panorama Político 2023”, o estudo revela que apenas 21% se mostram contrários à ideia, enquanto, 4% não souberam responder. O estudo foi realizado entre os dias 8 e 26 de novembro de 2022.

A iniciativa do Instituto entrevistou 2.007 pessoas com idade a partir de 16 anos, por telefone. A pesquisa ainda traz outros destaques, como a defesa da democracia. No total, 73% dos entrevistados concordam que “a democracia é sempre a melhor forma de governo”.

O índice representa um crescimento em relação ao estudo feito em dezembro 2021, quando o percentual estava em 67%. Anteriormente, em janeiro de 2021, estava em 64%. O dado atual de 73% se aproxima do maior índice já registrado pelo levantamento nesse quesito, que esteve em 74% em junho de 2016.

Além disso, caiu de 16% para 11% o percentual daqueles que consideram que “em algumas situações, um governo autoritário é melhor”. Também houve leve queda, de 10% para 9%, no índice dos que afirmam que “tanto faz ter um governo democrático ou um governo autoritário”.

O estudo é divulgado no momento em que o governo Lula redesenha o escopo do Bolsa Família, programa de transferência de renda extinto pelo último governo para dar lugar ao Auxílio Brasil. 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também