Pandemia afetou a produção de carros 0km, o que causou disparada no preço dos automóveis novos e usados este ano
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Prepare seu bolso: o IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Aumotores) ficará mais caro em 2022 como reflexo da pandemia de Covid-19. A doença causou a paralisação na produção de veículos, o que foi agravado devido à falta de componentes eletrônicos, associada a fatores como aumento no custo de matérias-primas como aço e alumínio, resultando em uma disparada nos preços de automóveis novos e usados em 2021.
Neste segundo ano da pandemia do coronavírus, existe demanda reprimida: a falta de carros zero-quilômetro tem levado compradores a buscarem exemplares de segunda mão, cujos preços têm subido ainda mais.
Essa é uma má notícia para quem já está se programando para pagar o IPVA 2022 . Afinal, o cálculo do imposto é realizado sobre o valor venal médio do veículo, enquanto as alíquotas variam de acordo com o tipo de carroceria e combustível em cada Estado.
De acordo com a Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), entre fevereiro de 2020, mês imediatamente anterior ao início da pandemia, e julho de 2021 os preços de automóveis zero-quilômetro subiram 19,9%.
Considerando apenas exemplares usados, independentemente do ano/modelo, a alta foi ainda mais expressiva no mesmo período: 24,4%.
Especificamente no caso de São Paulo, a tabela com os valores venais para o cálculo do IPVA é fornecida pela Fipe e se baseia nos preços médios de setembro do ano anterior ao exercício: ou seja, em 2021 foram usados os preços de setembro de 2020.
Ao mesmo tempo, o calendário e a tabela do IPVA do ano seguinte são tradicionalmente divulgados em dezembro pela Secretaria da Fazenda e Planejamento do governo paulista.
Mesmo ainda sem os valores venais do IPVA 2022, a reportagem fez uma estimativa de quanto o tributo vai subir no próximo ano no Estado para cinco dos automóveis mais vendidos do Brasil – todos flex e, portanto, com alíquota de 4%.
Para tal, comparamos os preços de venda do IPVA 2021 com os valores médios apurados pela Fipe em agosto deste ano de modelos entre os mais vendidos no mercado de 0km e de usados. Confira:
Jeep Renegade Sport Flex 2017
- Valor venal para cálculo do IPVA 2021 em SP (Fipe) – R$ 59.445
- Valor do IPVA 2021 em SP – R$ 2.377,80
- Preço médio Fipe em agosto de 2021 – R$ 73.025
- Estimativa de valor do IPVA 2022 em SP – R$ 2.921
- Alta de R$ 543,20 ou 22,84% no IPVA 2022
Hyundai HB20 Sense 2020
- Valor venal para cálculo do IPVA 2021 em SP (Fipe) – R$ 42.133
- Valor do IPVA 2021 em SP – R$ 1.685,32
- Preço médio Fipe em agosto de 2021- R$ 53.283
- Estimativa de valor do IPVA 2022 em SP – R$ 2.131,32
- Alta de R$ 446 ou 26,50% no IPVA 2022
Fiat Argo 1.0 2018
- Valor venal para cálculo do IPVA 2021 em SP (Fipe) – R$ 37.720
- Valor do IPVA 2021 em SP – R$ 1.508,80
- Preço médio Fipe em agosto de 2021- R$ 48.323
- Estimativa de valor do IPVA 2022 em SP – R$ 1.932,92
- Alta de R$ 424,12 ou 28,11% no IPVA 2022
Chevrolet Onix 1.4 LT Manual 2013
- Valor venal para cálculo do IPVA 2021 em SP (Fipe) – R$ 28.910
- Valor do IPVA 2021 em SP – R$ 1.156,40
- Preço médio Fipe em agosto de 2021- R$ 37.100
- Estimativa de valor do IPVA 2022 em SP – R$ 1.484
- Alta de R$ 327,60 ou 28,33% no IPVA 2022
Volkswagen T-Cross Comfortline 2020
- Valor venal para cálculo do IPVA 2021 em SP (Fipe) – R$ 87.068
- Valor do IPVA 2021 em SP – R$ 3.842,72
- Preço médio Fipe em agosto de 2021- R$ 104.115
- Estimativa de valor do IPVA 2022 em SP – R$ 4.164,60
- Alta de R$ 321,88 ou 8,31% no IPVA 2022