A Hora do Planeta, promovida pela ONG WWF (World Wildlife Fund), é uma ação que consiste em um desligamento global de luzes durante 60 minutos, com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância de proteger o planeta e agir contra os impactos ambientais, como as mudanças climáticas e a perda de biodiversidade. Em 2023, o evento ocorre nesse sábado (25), às 20h30 (horário local).
O chamado mundial começou em 2007 em Sydney, na Austrália, e acontece todos os anos no fim de março. Há uma razão pela escolha do mês, pois por volta dessa época acontece o equinócio vernal, onde os horários do pôr do sol coincidem nos hemisférios, dando maior impacto visual para o evento com as luzes apagadas.
Com a participação de mais de 190 países e territórios, incluindo indivíduos, empresas, instituições e governantes, alguns importantes monumentos como a Ópera de Sydney, o Coliseu e a Torre Eiffel também se juntam nesse grande movimento.
“A Hora do Planeta é uma celebração fantástica das pessoas, do planeta e da natureza, e este ano queremos que a maior parcela possível de pessoas se sinta inspirada e capacitada para desempenhar um papel, por menor que seja. Ao ‘desligar’ as luzes ou desligar-se de hábitos e distrações diárias e fazer algo positivo para o planeta, podemos transformar uma única Hora do Planeta em milhares e milhões de horas de ação, tornando esta a Maior Hora do Planeta até agora. Juntos, por meio de um momento incrível de união global, vamos garantir que 2023 seja um ano de mudança para alcançar nossa meta positiva para a natureza em 2030”, afirma Kirsten Schuijt, diretora-geral do WWF Internacional, através do site da organização.
Além do ‘apagão’, a data também inclui uma série de eventos e outras ações. O WWF-Mongólia vai sediar, este ano, um desfile de moda sustentável que acontecerá com estilistas locais, apresentando roupas recicladas. O WWF-Letônia, mais uma vez, realiza um concerto da Hora do Planeta, com caminhadas pela natureza ao lado de apoiadores.
Como participar da Hora do Planeta?
Para participar do evento, basta desligar as luzes de sua residência durante uma hora no dia 25 de março, às 20:30. Além disso, é possível contribuir ajudando a divulgar materiais oficiais, disponíveis no site https://www.wwf.org.br/participe/especiais/horadoplaneta/faca_a_sua_hora_do_planeta/ ou realizando outras ações, coletivas ou individuais.
Para inscrever sua ação, responda o formulário através do link https://forms.office.com/pages/responsepage.aspx?id=L0xYeBxRwUuXT8y1CdZ9Zr33PQOZZGdDqVfUStyQo8NUQ1JISzlDMUxQVVJUUkw3UlYzN1dKMk9NSy4u. Ao postar registros em suas redes sociais, utilize as hashtags #HoraDoPlaneta #AMaiorHoraDoPlaneta #ConstuaSeuFuturo #JuntosÉPossível para que outras pessoas possam acompanhar.