Os serviços do Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo) ficarão indisponíveis neste fim de semana (dias 19 e 20 de dezembro) nas plataformas online do órgão e do Poupatempo para manutenção e melhoria do sistema.
Atualmente, 60 serviços virtuais são oferecidos pelo órgão, mas os usuários fazem queixas frequentes sobre problemas no serviço remoto do departamento.
Em junho, usuários classificaram como péssimo o serviço online oferecido pelo Detran por causa de falhas e da falta de um contato eficaz com o órgão. Eles relataram não ter conseguido realizar tarefas como licenciamentos de carros e registros de motos.
Pelo site do Detran, o motorista pode solicitar o licenciamento ou o registro de veículo zero quilômetro, além de fazer pesquisa de restrição de compra e venda e obter informações sobre comunicação de venda. O licenciamento anual, que continua sendo um procedimento obrigatório, também passou a ser feito online com a pandemia. A falta dele gera é passível de multa no valor de R$ 293,47.
Com o número do Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores), após pagamento dos débitos vinculados ao veículo e da taxa do licenciamento, o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo) fica disponível para download e impressão no portal do Detran e no aplicativo CDT (Carteira Digital de Trânsito), do governo federal.
No entanto, nem todos os serviços podem ser feitos pela internet. O proprietário precisa levar o veículo para vistoria em uma empresa credenciada, no caso de transferência ou para emplacamento.