sábado, 27 abril 2024
BRASILEIROS EM ZONA DE CONFLITO

Voo da FAB com primeiros 211 brasileiros repatriados de Israel chega ao Brasil

O Governo Federal está organizando outros voos de repatriação, com uma segunda aeronave prevista para partir de Israel ainda nesta quarta-feira
Por
Danilo Bueno
Foto: FAB e Gov. Fed

Na madrugada desta quarta-feira, 11/10, o primeiro voo da Força Aérea Brasileira (FAB) para a repatriação de brasileiros da região de conflito entre Israel e palestinos chegou ao Brasil com segurança. A aeronave KC-30 (Airbus A330 200) pousou na Base Aérea de Brasília às 4h07 da madrugada.

Turistas, empresários, pastores, produtores de vídeo, escritores e aposentados estavam entre os 211 brasileiros a bordo, todos celebrando o retorno em segurança da zona de conflito no Oriente Médio. Essa operação faz parte do projeto “Voltando em Paz”, organizado pelo Governo Federal em resposta ao conflito que já resultou em milhares de mortes nas duas regiões.

O voo de repatriação ocorreu em meio a um ambiente tenso em Tel Aviv, com sons de explosões e alarmes sonoros devido aos mísseis e ao sistema de defesa aérea israelense. No entanto, os sentimentos predominantes entre os passageiros eram de alívio, satisfação, segurança e gratidão por voltarem ao Brasil em segurança. Fabrício Ramon Lopes, um escritor e empresário de Brasília, expressou sua esperança de que o céu do Brasil seja livre de bombas.

A ministra substituta do Ministério das Relações Exteriores, Maria Laura da Rocha, expressou o compromisso de trazer todos os brasileiros de volta, enquanto o comandante da Aeronáutica, tenente brigadeiro Damasceno, destacou a análise detalhada do cenário em Gaza para viabilizar a retirada dos brasileiros da região.

O Governo Federal já está organizando outros voos de repatriação, com uma segunda aeronave com capacidade semelhante prevista para partir de Israel ainda nesta quarta-feira. Além disso, uma terceira aeronave, a KC-390 Millennium (Embraer), partiu do Brasil na tarde de terça-feira para auxiliar na repatriação.

A Embaixada do Brasil em Tel Aviv está coordenando grupos de brasileiros para embarque nos voos da FAB, priorizando residentes no Brasil, pessoas com deficiência, idosos, grávidas e grupos com menores de idade. A logística inclui o transporte dos passageiros desde Jerusalém e Tel Aviv até o aeroporto Ben-Gurion, além de fornecer documentação de viagem e registro consular de nascimento quando necessário.

Apesar dos esforços contínuos para trazer todos os brasileiros de volta, nos entristece informar que houve vítimas entre os brasileiros no conflito. A jovem Bruna Valeanu, desaparecida desde sábado (7/10), foi confirmada como falecida, assim como o cidadão brasileiro Ranani Nidejelski Glazer, vítima dos atentados ocorridos também no sábado. O Governo brasileiro expressou seu repúdio a todos os atos de violência.

Enquanto isso, o Brasil assume a Presidência rotativa do Conselho de Segurança da ONU, reiterando seu compromisso em evitar a escalada do conflito e trabalhando pela retomada das negociações que levem a uma solução pacífica e viável para o conflito, com a existência de um Estado Palestino. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reforçou esses objetivos em suas redes sociais.

Foto: FAB e Gov. Fed
Foto: FAB e Gov. Fed
Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também